Carlos Lula, secretário estadual de saúde, anunciou em uma coletiva nesta segunda-feira (25,) a proibição de celebrações de casamentos, aniversários, batizados ou qualquer outro evento que promova aglomeração, seja no âmbito público ou privado, durante os próximos 14 dias.
A decisão do Governo do estado atinge a todos os maranhenses, e foi tomada baseada na alta dos casos de internações de pacientes com a doença, fazendo com que a secretaria adotasse medidas preventivas hoje, para evitar um possível colapso no sistema de saúde.
Bares e restaurantes ainda não foram atingidos no decreto de hoje, e podem continuar funcionando normalmente, mas daqui há 14 dias será feita uma nova avaliação nos números de casos, e dependendo dos resultados, a medida atingirá ou não outros ramos.
Foram suspensas consultas e cirurgias eletivas, e providenciado a transferência de vários pacientes do Hospital Carlos Macieira para o Hospital do Servidor, para que o HCM possa ser exclusivo de pacientes com COVID-19. As Unidades das UPA’s do Vinhais e do Parque Vitória serão exclusivas para pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus.
Um dado preocupante para a secretaria de saúde é de que, dessa vez, a maior parte dos pacientes é do sexo masculino entre 50 e 65 anos, com ou sem comorbidades, ativos no mercado de trabalho e com filhos jovens, e o outro perfil preocupante são os pacientes jovens entre 24 e 35 anos entubados em leitos de UTI, sem nenhum tipo de comorbidades, mas em estado clínico grave.