Um alerta de vazamento em uma tubulação provocou pânico e levou à evacuação do Porto do Itaqui na manhã desta segunda-feira (25). A princípio, circulou a informação de que se tratava de um escape de gás, o que causou pavor generalizado, já que o comentário era de que uma eventual explosão levaria pelos ares toda a área portuária e pelo menos quatro bairros da área Itaqui-Bacanga.
Trabalhadores portuários gravaram e compartilharam áudios e vídeos para mostrar o clima de pânico gerado pelo alerta de vazamento, supostamente de gás. Em uma das filmagens, o autor crítica a exigência de passar o cartão no portão de saída em plena emergência, o que tornou lenta a evacuação. Assista abaixo:
Em nota, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) tratou de esclarecer o ocorrido. Se acordo com a estatal, uma tubulação foi perfurada durante um serviço de escavação em uma obra na área primária do Porto do Itaqui. Se pronto, foi acionado o Plano de Controle de Emergência e a área foi evacuada. Durante investigação técnica, foi constatado que, na verdade, a tubulação atingida é de transporte de água e que houve um pequeno vazamento de ar comprimido.
Como não se tratou de produto perigoso, as atividades no porto foram normalizadas e foi iniciado imediatamente o conserto da tubulação danificada.
Abaixo, a nota da Emap na íntegra: