Começou a circular nas redes um vídeo da câmera de segurança do Rio Anil Shopping que mostra o momento da manutenção no teto, onde homens colocavam manta asfáltica e utilizavam maçarico alimentado por um pequeno botijão a gás. Tudo indica que o incêndio pode ter sido causado por negligência por parte dos trabalhadores que estavam no telhado fazendo os reparos.
A nota emitida pela gestão do Rio Anil Shopping após a tragédia, que afirma que os trabalhadores estavam realizando uma atividade no telhado em um ponto oposto ao espaço onde o incêndio teria começado, em uma tentativa de se eximir de qualquer responsabilidade pelo incidente.
Em contrapartida, o vídeo mostra claramente a imperícia dos profissionais que realizavam os reparos no telhado, inclusive no que pode ser o início das chamas, com os trabalhadores ainda no local, onde percebemos o relógio marcando exatamente as 16 horas, momento em que o fogo começa a se propagar. Percebe-se também, que os técnicos saem do local deixando alguns materiais que utilizavam na manutenção.
Veja as imagens da hora em que os trabalhadores estão no telhado e começa o incêndio: