Em um esforço coletivo para aprimorar a educação superior no Brasil, a comissão do colegiado Prodema, coordenada pelo professor Dr. Leonardo Soares e composta pela professora Drª Samara Aranha, professor Dr. Arkley Bandeira e professor Dr. James Werllen, formalizou a proposta APCN do Doutorado Prodema, conforme estipulado pelo Edital 04/2022.
O envolvimento dos docentes e estudantes do Prodema, que contribuíram significativamente na elaboração da proposta e na organização do banco de dados e relatórios, foi crucial para o êxito do processo. A proposta passou por avaliação da comissão regional em abril.
O Prodema, maior programa de pós-graduação na área das ciências ambientais da América Latina, tem como objetivo potencializar os recursos, as produções técnico-científicas e acadêmicas em universidades brasileiras, contribuindo para a formação de recursos humanos e produção técnico-científica na região.
O programa visa formar profissionais interdisciplinares na área de ciências ambientais, habilitados a enfrentar desafios decorrentes de desequilíbrios nas relações entre sociedade, natureza e desenvolvimento nas regiões costeiras do Maranhão e do Nordeste do Brasil.
O Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que reúne instituições de ensino superior da região Nordeste (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS, UESC, e mais recentemente, a UFERSA), vem capacitando recursos humanos em nível de doutorado interdisciplinar desde 2010, resultando na formação de centenas de doutores.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recentemente recebeu uma visita técnica da Rede Prodema, com a participação da professora Drª. Viviane Souza do Amaral, coordenadora da Rede Prodema, Dr. Rafael Rodolfo de Melo, vice-coordenador e a professora Drª. Jarcilene Silva de Almeida, coordenadora do Prodema/UFPE. O encontro teve lugar no Departamento de Oceanografia e Limnologia – Deoli, local onde o programa de pós-graduação do PRODEMA já está em operação.
A UFMA qualificou a primeira etapa do edital 04/2022 no qual se referia aos quesitos iniciais para inserção de nova IEs na Rede Prodema de Doutorado, e agora faltam as outras etapas. Durante a visita, a equipe interagiu com docentes e alunos egressos da primeira turma, bem como com as duas turmas atualmente matriculadas no PRODEMA mestrado na UFMA.
Marcony Edson, egresso do mestrado Prodema/UFMA da primeira turma, destaca a relevância da implantação do doutorado Prodema/UFMA. Para ele, “estudar a Zona Costeira maranhense com enfoque interdisciplinar vai além da pesquisa tradicional; é uma oportunidade de fomentar o crescimento em investigações que contemplem não apenas aspectos científicos ambientais, mas também o lado socioambiental. Nesse sentido, a interdisciplinaridade humaniza a ciência, aproximando-a das comunidades e tornando-a mais acessível àqueles que se beneficiam do conhecimento prático-científico em seu cotidiano“.
Elane Paulo, aluna da terceira turma de mestrado Prodema na UFMA, ressalta que “a aprovação do doutorado Prodema trará inúmeros benefícios para o Maranhão, o Nordeste e o Brasil como um todo. O estímulo a novas pesquisas com foco na interdisciplinaridade aplicada à Zona Costeira transcenderá os limites da academia, alcançando comunidades tradicionais e proporcionando um novo sentido à ciência sem fronteiras. Dessa forma, a iniciativa contribuirá significativamente para o desenvolvimento socioambiental e científico da região”.
A expectativa é que a implementação do doutorado PRODEMA na UFMA amplie ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão na área de desenvolvimento e meio ambiente no âmbito da interdisciplinaridade.