A Área Itaqui Bacanga é uma das maiores e mais importantes regiões da cidade São Luís, porém nos últimos anos tem enfrentado um enorme descanso no que tange investimentos na manutenção da limpeza das praias e investimentos no comércio local e turismo. Donos de estabelecimentos têm reclamado e reivindicado aos órgãos públicos responsáveis para que políticas públicas sejam implantadas.
As praias da região são consideradas umas das mais belas da ilha, porém sofrem com falta de estrutura, afetando um dos setores mais importantes que movimenta o setor econômico da nossa cidade. O abandono é completo, sem uma adequada estrutura e sem publicidade, os turistas de varias partes do país não tem como aproveitar a riqueza natural, e, portanto, a economia local deixa de crescer.
Houve uma tentativa tímida de fazer um espaço de lazer com a construção de uma área balneária e um pequeno espigão onde podemos apreciar algumas vistas da cidade.
A água continua sendo um caso sério, estando todas improprias para banho. Segundo os especialistas, quando o banhista entra em um mar poluído, ele está colocando a saúde dele em risco, pois o contato com a água contaminada pode trazer consequências ao corpo como febre, vômitos, dor de barriga, infecção intestinal.
É preciso de uma grande força tarefa entre Estado e Município, com os vereadores criando projetos e legislações para ampliar o setor de turismo no Itaqui Bacanga, e a Prefeitura e o Governo Estadual fazendo obras que mudem a realidade, assim, nossa ilha de São Luís só tem a crescer exponencialmente.
O governo do estado parece estar pouco se lixando para a área Itaqui Bacanga, foi esquecida mais uma vez, porém em ano de eleição, aparecem para pedir votos.