Neste sábado (5), a Feira da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, será palco de um grande espetáculo musical em homenagem a Patativa, uma das maiores sambistas do Maranhão. O evento, promovido pela Rádio das Tulhas com o apoio da Agência Tambor, começa às 10h e reunirá mais de 20 artistas locais que interpretarão os maiores sucessos da artista maranhense.
Entre os nomes confirmados para a apresentação estão Samba de Rua, Adler São Luís, Arafé, Cesar Teixeira, Joãozinho Ribeiro, Lena Machado, Lúcia Gato, Zé Maria Medeiros, Zeca do Cavaco e muitos outros. O show promete ser uma grande celebração ao talento de Patativa, que é considerada uma lenda viva do samba maranhense.
Patativa: ícone do samba maranhense
Maria do Socorro Silva, mais conhecida como Patativa, nasceu em 1937 na cidade de Pedreiras, e aos oito anos mudou-se para São Luís, onde iniciou sua trajetória no samba. Conhecida por sua irreverência e paixão pela música, Patativa fez parte da Turma do Quinto, uma das mais tradicionais escolas de samba de São Luís, e foi uma das fundadoras da Companhia Barrica.
Embora tenha começado sua carreira na música em meio à boemia das feiras e dos bairros tradicionais de São Luís, foi apenas aos 75 anos que Patativa conseguiu gravar seu primeiro álbum, com produção de Luiz Junior. Suas composições, muitas das quais se perderam ao longo do tempo, são hoje um tesouro da cultura popular maranhense.
Celebração especial
Luiz Carlos Noleto Chaves, fundador da Rádio das Tulhas e um dos organizadores do evento, destacou a importância da homenagem: “Essa edição da Rádio das Tulhas é mais do que especial. Vamos reverenciar o grande talento que é Patativa, uma artista ímpar e fundamental para o samba do Maranhão”.
Apesar dos graves problemas de saúde, incluindo a perda parcial da visão e complicações com o Mal de Parkinson, Patativa mantém seu bom humor e sua ligação com a música. Aos 87 anos, vive cercada pelos cuidados da família, especialmente da filha Wanda, netos e bisnetos.
Mesmo sem desejar grande comemoração para seu aniversário este ano, a homenagem deste sábado é uma demonstração do carinho e respeito que artistas e fãs têm pela trajetória de vida e pelo legado musical de Patativa, uma figura que marcou a história cultural de São Luís.
O espetáculo promete emocionar e celebrar a vida e a obra dessa lenda do samba maranhense, lembrando sua importância não apenas para a música, mas para toda a cultura do Maranhão.