Ontem (8), o senador Roberto Rocha (PSDB) anunciou a aprovação pela CODEVASF, da licitação para a construção de uma ponte de 2,7 km, que faz parte do projeto de transposição da Baía de São Marcos. Quando estiver pronta, o sistema viário ligará o São Francisco à Ponta do Bonfim, no Anjo da Guarda e ao Porto do Itaqui.
O projeto se tornará uma importante estrutura urbana para a população da capital e para o desenvolvimento econômico do estado, pois além do bairro Anjo da Guarda abrigar um dos maiores portos do mundo, é uma das regiões mais populosas de São Luís que terá acesso mais rápido a outras regiões comerciais.
Em tempos de sustentabilidade e qualidade de vida, encurtar o percurso criando esse caminho tão óbvio e por tanto tempo negligenciado por outros políticos, só poderia ter vindo do senador Roberto Rocha, que tem como exemplo seu pai, o ex-governador Luiz Rocha, o qual nos deu de presente a Avenida Litorânea.
Reduzir o percurso com essa ponte, desafogará o trânsito na Avenida dos Portugueses, diminuindo os grandes engarrafamentos, já que é o único acesso da região do Centro Histórico até a região do Itaqui-Bacanga.
A emissão de CO² também vai ter uma considerável diminuição na região, e com menos engarrafamentos, os trabalhadores vão passar menos tempo no transporte público, melhorando o rendimento no trabalho e na produtividade.