Na manhã desta segunda-feira (22), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e de Turismo (Setur), realizaram audiência pública no município de Barreirinhas, para anunciar a abertura de vagas para curso de inglês instrumental para profissionais do turismo e ouvir a população sobre a escolha de outros cursos a serem ofertados no município, ao longo de 2021, por meio do Programa Maranhão Profissionalizado.
O programa visa oferecer oportunidades de profissionalização a adolescentes, jovens e adultos maranhenses e fomentar a geração de emprego e renda, assim como fortalecer os potenciais econômicos locais e regionais. Para o município de Barreirinhas, a proposta é ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada, dentro do eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer.
Na ocasião, a população pôde escolher os cursos que querem que sejam ofertados, dentro do eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer, pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), por meio do Programa Maranhão Profissionalizado. Foram escolhidos os cursos de condutor de turismo em ambientes naturais, organizador de eventos e informações turísticas, além dos cursos de inglês básico, intermediário e avançado, e inglês Instrumental, que será destinado à qualificação de condutores/guias de turismo local e tradutores de hotéis, pousadas, agências e receptivos turísticos, incluindo bolsa no valor de R$ 500,00.
“Os Lençóis Maranhenses são uma maravilha e precisamos continuar investindo para que toda essa beleza continue sendo responsável também pelo desenvolvimento local e pela geração de emprego e renda. E um dos caminhos é levar qualificação profissional, para que possamos receber nossos turistas cada vez melhor. Por isso, o objetivo da nossa vinda a Barreirinhas, para lançar o Maranhão Profissionalizado e debater com a comunidade os cursos que abriremos as novas turmas”, declarou o secretário Adjunto de Educação Integral e Profissional da Seduc, André Bello.
Programa Destino Lençóis e Delta
Outra grande novidade é o Programa Destino Lençóis e Delta, que investirá R$ 20 milhões em obras, qualificações e ações em 8 municípios nessa primeira etapa. Será um amplo pacote com objetivo de transformar os destinos maranhenses em produtos turísticos consolidados nacional e internacionalmente, possibilitando o desenvolvimento sustentável da região. Os polos Lençóis Maranhenses e Delta das Américas são compostos pelos municípios de Araioses, Água Doce do Maranhão, Barreirinhas, Humberto de Campos, Tutóia, Paulino Neves, Primeira Cruz e Santo Amaro.
Serão 16 obras como revitalização e construção de praças, Beira Rio, portais de entrada, instalação de sinalização turística, pontos de internet, qualificações, além de investimentos em outros eixos do programa, como artesanato, kitesurfe, lazer e segurança.
Fonte: Seduc