O reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor-doutor Natalino Salgado Filho, foi condecorado, em cerimônia realizada na noite dessa quinta-feira (22), com a Medalha Brigadeiro Falcão, maior honraria da Polícia Militar. Coube ao próprio governador Carlos Brandão entregar a comenda ao reitor, que também é membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), da Academia Maranhense de Letras (AML) e de outras instituições ligadas ao saber, sobretudo na área das ciências médicas e no campo da literatura.
Natalino Salgado disse ter ficado muito honrado e feliz em ser condecorado com a Medalha Brigadeiro Falcão e destacou a entrega pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão.
A honraria é concedida a oficiais, praças, autoridades policiais e pessoas que ajam na conformidade da lei, que tenham boa conduta ao longo de 10 anos e se destacado na vida pública, e por quaisquer atos, cooperado ou prestado à PMMA e à sociedade civil, serviços considerados de excepcional relevância.
Na mesma solenidade, também recebeu a honraria o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência da UFMA, Prof. Walber Lins Pontes, membro da administração superior da UFMA.
Parceria
O reitor enfatizou a parceria formada entre a UFMA e a PMMA para o desenvolvimento das atividades do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp), que está em sua oitava turma neste ano. A especialização visa possibilitar a ascensão dos capitães ao oficialato superior e o respectivo título de pós-graduação lato sensu, promovendo maior capacitação científica aos bacharéis em Segurança Pública.
Natalino Salgado agradeceu ao Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, na pessoa do comandante-geral, coronel Emerson Bezerra, e a toda a corporação pela parceria e outorga da Medalha Brigadeiro Falcão. “Parabéns a todos os homenageados com a condecoração e por suas contribuições ao nosso estado e à sociedade em geral”, registrou.
Por Daniel Matos