O judô deu ao Time Brasil Militar seu primeiro ouro nos 7º Jogos Mundiais Militares. Neste sábado (19.10), a campeã olímpica Rafaela Silva confirmou o favoritismo na disputa e venceu a romena Andreea Chitu, por ippon, na decisão do peso Leve feminino (57kg), em Wuhan, na China. É o primeiro título individual de Jogos Militares que a 3º sargento da Marinha do Brasil conquista. Em 2015, na Coreia do Sul, ela foi vice no individual e ouro com a equipe feminina. Rafa também tem os títulos no individual e por equipe do Campeonato Mundial Militar conquistados em 2018, no Rio de Janeiro.
Para chegar à medalha, Rafaela passou por cinco adversárias, entre elas judocas que costumam rodar o Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô, como a polonesa Arleta Podolak, número 50 do mundo no 57kg, e a finalista Chitu, que no Circuito compete no meio-leve (52kg) e tem três medalhas em Mundiais IJF nessa categoria. As outras adversárias da brasileira foram Amina Mamedova (UZB), Marilia Skora (UKR) e Ni Pandini (INA).
O judô em Wuhan continua neste domingo, com mais oito brasileiros em ação: Eduardo Yudy (81kg), Rafael Macedo (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), David Moura (+100kg), Ellen Santana (70kg), Samanta Soares (78kg) e Beatriz Souza (+78kg). As preliminares começam às 23h deste sábado.
Outros seis brasileiros também lutaram neste sábado. Veja abaixo o desempenho:
Gabriela Chibana (48kg) – 7º lugar: perdeu para Chen Chen (CHN) na 1ª luta, venceu Kusumawardani na 1ª luta da repescagem e perdeu para Jon (PRK) na semifinal da repescagem.
Eleudis Valentim (52kg): venceu Enkhtsolmon (MGL) na estreia e perdeu para Marcus Tabellion (FRA) nas quartas de final. Perdeu para Keldiyorova (UZB) na 2ª rodada da repescagem.
Aléxia Castilhos (63kg): Perdeu para G. Bold (MGL) na 1ª rodada.
Eric Takabatake (60kg) – 7º lugar: venceu Nair (ANG) na 1ª rodada e perdeu para Enkhtaiwan (MGL) na 2ª. Na repescagem, venceu Fraj Dhouibi (TUN) e perdeu para Richard Vergnes (FRA) na semifinal.
Charles Chibana (66kg): Perdeu para Mukhriddin Tolovov (UZB) nas oitavas. Na repescagem, venceu Ibrahimov (AZE), mas perdeu para Jeong (KOR).
Eduardo Katsuhiro (73kg): Venceu Ortegas (VEN), mas perdeu em seguida para Vadzim Shoka (BLR)
Fonte: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)