Começa a tão “sonhada” Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 em São Luis, e como o prefeito Braide falou, “Estamos prontos”.
Na manhã de hoje, o secretário municipal de saúde, Drº Joel Nunes, concedeu entrevista exclusiva a este blog, onde relata ser um momento crucial para a população, e ao mesmo tempo, nos trás uma importante recomendação para vencermos de vez a pandemia do novo coronavírus.
Blog Ilha Rebelde: Drº Joel, qual é o sentimento de começar a primeira vacinação da Covid-19 em São Luis?
Drº Joel Nunes: Os sentimentos se misturam nesse momento, de gratidão, de esperança, de muita fé acima de tudo, de que as coisas realmente agora vão começar a melhorar, e a gente fica muito feliz em poder participar de tudo isso de maneira tão ativa, e ser testemunha ocular da história.
Blog Ilha Rebelde: Qual é o total de doses que serão aplicadas inicialmente?
Drº Joel Nunes: Nós recebemos do governo do estado via ministério da saúde, o quantitativo de 13.286 doses, então com isso, conseguiremos imunizar 13.286 pessoas, já com a garantia da segunda dose para daqui há 21 dias.
Blog Ilha Rebelde: Surgiu entre a blogosfera, a dúvida de qual foi o critério que o governo do estado utilizou para fazer essa divisão. Foi proporcional? São Luis ficou com mais doses, ou menos doses? Como foi isso?
Drº Joel Nunes: Não tivemos acesso a essa informação, mas imaginamos que pela estimativa, foi por cálculo proporcional de população.
Blog Ilha Rebelde: Qual foi o total que o governo do estado recebeu?
Drº Joel Nunes: Salvo engano cento e vinte e três mil e alguma coisa.
Blog Ilha Rebelde: Qual a recomendação que o senhor dá, apesar de ter chegado a vacina? Há um sentimento de tranquilidade nas pessoas, mas qual é a mensagem que o senhor passa à população para continuar se protegendo?
Drº Joel Nunes: Talvez essa seja a pergunta mais importante e a resposta mais importante nesse momento! A vacina chegou, mas ela não resolve as coisas da noite pro dia. Nós teremos meses em que precisaremos ter todos os cuidados que estamos tendo, uso de máscara, lavagem das mãos, o uso do álcool em gel, isso é fundamental para que possamos, ao fim de alguns meses, aí sim, está tranquilo e livre da Covid-19.
Em São Luis, a primeira pessoa a ser vacinada e dar o ponta-pé inicial no Socorrão I foi a Técnica de Enfermagem, Domingas Ramos Alves, 49 anos, 16 anos de experiência e que perdeu a irmã por Covid-19 há uma semana, a vacinadora foi a mais antiga da rede, com 35 anos de experiência, homenageando a todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente da pandemia. O Centro Municipal de Vacinação começa a funcionar logo mais, às 14 horas, no Multi Center Sebrae.
Assista ao vídeo do momento da vacinação de uma das primeiras pessoas: