Segundo o último boletim da Operação Eleições divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, às 20h desse domingo (2), 15 pessoas foram presas no Maranhão no 1º turno da eleição. Os dados foram divulgados durante a apuração dos votos e compõem o saldo da operação, deflagrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com apoio de diversos órgãos, para coibir violações relacionadas ao pleito.
Ao todo, 38 crimes eleitorais foram contabilizados pela Operação Eleições no Maranhão durante o horário de votação. Os casos de boca de urna/corrupção eleitoral somaram nove ocorrências e de compra de votos chegaram a sete. Também foram registrados quatro casos de violação e tentativa de violação do sigilo do voto. No estado, as autoridades flagraram, ainda, um episódio relacionado a transporte irregular de eleitor.
Além das 15 prisões de pessoas suspeitas de cometer delitos contra o pleito no Maranhão, houve a apreensão de dinheiro que supostamente seria usado para favorecer candidatos. Em todo o Brasil, foram apreendidos R$ 2.088.861,00 (dois milhões, oitenta e oito mil, oitocentos e sessenta e um reais) e parte dessa quantia circulava em municípios maranhenses.
No Maranhão, houve, também, a apreensão de uma arma de fogo, um incidente de segurança pública e defesa civil e um caso de falta de energia elétrica em seção eleitoral.
Por Daniel Matos