Foi lançado, nesta segunda-feira (17), o novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica que irá operar nos ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense.
Uma das principais novidades do novo sistema é a introdução, de forma gradual, de outras formas de aquisição de créditos de passagem, a exemplo do pagamento por PIX e QR Code (veja, abaixo, as mudanças anunciadas).
“Agora, estamos atualizando os meios de pagamento, trazendo uma série de novas formas, como QR Code, carteiras digitais e aplicativos. É um sistema de bilhetagem sofisticado, inclusivo e ágil, e estamos muito felizes em trazer essa inovação para a população de São Luís”, destaca o diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET), Paulo Pires.
Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), com a implantação do novo sistema, São Luís ganha uma gestão mais eficiente e precisa do sistema de bilhetagem representando um avanço importante para o transporte público na cidade, tornando a experiência dos usuários mais eficiente, moderna e mais segura.
Ainda de acordo com a SMTT, a mudança do antigo sistema para o novo será feita de forma gradual e não haverá prejuízo aos cidadãos.
“A implementação do novo sistema ocorrerá gradualmente, com previsão de que até setembro, 100% da frota esteja operando com as novas tecnologias. Durante esse período de transição, nenhum cidadão que possua o sistema antigo será prejudicado, podendo continuar utilizando seu cartão antigo até que seus créditos sejam zerados. Em alguns ônibus, os passageiros perceberão a presença de dois validadores, um novo e um antigo, para garantir a transição entre os sistemas”, enfatiza o titular da SMTT, Diego Rodrigues.
A SMTT destaca que as trocas de cartão serão realizadas nos terminais de integração, em órgãos públicos e empresas privadas. Além disso, o Serviço Social do Transporte (SEST), que é o responsável pela bilhetagem eletrônica, já está elaborando um cronograma para facilitar esse processo.
Mudanças
O novo sistema de bilhetagem eletrônica de São Luís envolve as seguintes mudanças:
- Colocação de validadores adicionais nas catracas dos coletivos – os antigos cartões de transporte serão substituídos por novos modelos, adaptados para diferentes públicos, como gratuidades, estudantes e vale-transporte. Os antigos cartões continuarão sendo aceitos, até que as recargas antigas acabem.
- Introdução gradual de outras formas de aquisição de créditos de passagem – haverá possibilidade de pagamento por PIX e QR Code.
- Haverá um aplicativo da própria bilhetagem com uma carteira digital, sendo possível comprar recarga, como já é feito pelo RecargaPay, usando o saldo da carteira digital para gerar um QR Code e pagar a passagem diretamente do celular no leitor instalado dentro dos ônibus, ou seja, sem intermédio de uma mídia física (cartão). A médio prazo, o sistema também vai operar com o pagamento de passagem via débito
- Possibilidade de fazer recargas dos cartões de transporte via PIX, e a validação instantânea dos créditos também por meio de PIX.
- A longo prazo, os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores – a SMTT informa que, para otimizar o sistema, será intensificada a biometria facial para evitar fraude no uso dos cartões com benefícios de 50% (estudantes) e 100% (gratuidades). Uma câmera fotográfica de alta resolução identifica o rosto do portador do cartão, evitando fraudes.
A SMTT afirma que o Sistema de Bilhetagem é composto por hardware (equipamentos) e softwares (programas) projetados para prover segurança, confiabilidade e rastreabilidade aos processos relacionados ao fluxo de crédito.
Essa total segurança nas etapas de gerenciamento dos créditos eletrônicos é um ponto fundamental, que passa por todos os processos de distribuição até a utilização pelo usuário. Um controle que garante ainda mais transparência e praticidade.
Fonte: G1 MA