Em uma cerimônia realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, o procurador de justiça José Ribamar Sanches Prazeres foi empossado como novo diretor da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP) para o biênio 2024-2026. A solenidade contou com a presença de membros e servidores do MPMA, além de autoridades do Poder Judiciário e representantes de instituições de ensino superior.
A cerimônia de posse foi realizada na sala dos órgãos colegiados e contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro; a corregedora-geral do MPMA, Fátima Travassos; os subprocuradores-gerais de justiça, Orfileno Bezerra Neto e Regina Leite; além da ex-diretora da ESMP, Karla Adriana Farias Vieira.
José Ribamar Prazeres ingressou no MPMA em 1991, atuando inicialmente nas comarcas de Mirador e Carolina, antes de ser promovido para São Luís em 1996. Na capital, ele assumiu a 6ª Promotoria de Justiça Cível e trabalhou em várias outras promotorias, incluindo a de Investigação Criminal e a do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa. Em 2023, foi promovido ao cargo de procurador de justiça.
Durante a cerimônia, a promotora de justiça Karla Farias Vieira, ex-diretora da ESMP, apresentou um balanço de sua gestão, destacando os cursos oferecidos, totalizando mais de 3 mil horas-aula ministradas e 23 mil certificados emitidos. Ela enfatizou a importância das atividades de capacitação, especialmente aquelas destinadas às mulheres.
Em seu discurso, José Ribamar Prazeres agradeceu ao Conselho Superior do MPMA pela eleição e destacou a importância da continuidade do trabalho desenvolvido por sua antecessora. Entre suas metas, Prazeres mencionou a realização de concursos para estagiários, reestruturação da Escola, criação de novos cursos e polos de capacitação, além de parcerias com outras instituições, como a Escola Superior da Magistratura e a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem).
O novo diretor afirmou que uma de suas prioridades será manter o nível de excelência da ESMP na capacitação dos integrantes do MPMA, promovendo inovações e mudanças que melhorem a presteza dos serviços à população. Ele também destacou a importância de estar atualizado com as inovações para prestar melhores serviços à sociedade.
O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, expressou confiança na nova direção e destacou a importância da continuidade do trabalho de capacitação dos membros e servidores do MPMA. Ele também mencionou a intenção de trazer um mestrado para ser oferecido pela ESMP, enfatizando a necessidade de constante atualização.
Ao finalizar a cerimônia, Prazeres estendeu seus agradecimentos aos colegas do Ministério Público, assessores e familiares, destacando que recebe o cargo como uma homenagem, consciente da responsabilidade assumida. “Estou pronto para enfrentar os desafios e manter a qualidade dos serviços prestados pela ESMP”, concluiu.