Sabemos que o ensino e a saúde andam de mãos dadas no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh-MEC), e, por esse motivo, a instituição não para de crescer e investir em tecnologia de ponta para garantir cada vez mais uma assistência de qualidade. Nesse contexto, o hospital adquiriu um equipamento de cirurgia guiada por imagem (neuronavegador), com investimento de R$ 1,2 milhão do Ministério da Saúde.
No período de 08/06 a 10/06, foi promovido o treinamento para mais de trinta profissionais do Serviço de Neurocirurgia, juntamente com o do Centro Cirúrgico, para uso na nova tecnologia por meio de neuronavegação. O HU-UFMA é o único hospital da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Maranhão a dispor da tecnologia para neurocirurgia de alta complexidade.
O neuronavegador é o mais novo equipamento neurocirúrgico adquirido pelo HU-UFMA, que permitirá uma assistência de maior qualidade. A tecnologia do aparelho permite a criação de imagens tridimensionais usando como referência a imagem da ressonância de crânio, além de possibilitar a visualização da lesão e das estruturas cerebrais antes e durante o procedimento cirúrgico.
Na quarta, 09/06, um paciente foi submetido a neurocirurgia para tratamento de malformação arteriovenosa já com o uso da neuronavegação. O procedimento foi realizado em uma adolescente de 14 anos que tinha uma malformação arteriovenosa cerebral. Tudo transcorreu sem intercorrências, e a paciente já se encontra na enfermaria após alta da UTI. A cirurgia foi conduzida pelo especialista em neurocirurgia vascular Alan Hass.
O neurocirurgião Alan Hass explicou sobre o uso e a relevância do equipamento. “A tecnologia é fundamental para tratamento de tumores e malformações vasculares cerebrais. Como exemplo nas cirurgias que abrangem áreas eloquentes (responsáveis pela fala, visão, e movimentação dos membros) o neuronavegador proporciona o máximo de segurança e precisão, evitando assim lesões e sequelas graves aos pacientes”.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, falou sobre os investimentos que têm sido feitos na instituição. “Estamos sempre buscando inovação e incorporação de novas tecnologias que beneficiem a assistência e permitam uma melhor qualidade nos serviços prestados à população maranhense, além de proporcionar aos nossos acadêmicos e profissionais um ensino e uma capacitação voltados para o que há de melhor no mercado”.
Por Juraci Filho