Uma terceira tentativa de um teste crucial de pré-lançamento para a missão Artemis I da Nasa à Lua começará no sábado, depois que as duas tentativas anteriores foram canceladas, disse a agência em um comunicado à imprensa.
O ensaio molhado, que simula todas as etapas do lançamento sem que o foguete saia da plataforma de lançamento, começará às 18h (Horário de Brasília) de sábado e deve ir até as 15h40 de segunda-feira (11), de acordo com o comunicado.
O teste é um passo importante na primeira fase do programa Artemis da Nasa, que deve levar os humanos de volta à Lua e pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na superfície lunar até 2025.
O ensaio de roupa molhada estava originalmente programado para ser concluído no último domingo, mas foi suspenso antes que o propulsor fosse carregado. Isso ocorreu devido a problemas com dois ventiladores usados para fornecer pressão ao lançador móvel — a torre móvel sobre a qual o foguete fica antes de decolar.
No dia seguinte, a Nasa disse que conseguiu resolver o mau funcionamento dos ventiladores, necessários para pressurizar áreas fechadas dentro do lançador e impedir a entrada de gases perigosos.
O ensaio foi tentado novamente na segunda-feira, mas foi interrompido antes de ser concluído devido a um problema com um painel no lançador móvel que controla a válvula de ventilação do palco principal, disse Charlie Blackwell-Thompson, diretor de lançamento da Artemis para o Programa de Sistemas de Exploração Terrestre da Nasa.
A válvula alivia a pressão do estágio central do foguete enquanto o tanque do propelente está em andamento, de acordo com a Nasa.
Os resultados do ensaio molhado determinarão quando Artemis I será lançada em uma missão que vai além da lua e retorna à Terra.
Durante o voo, a nave espacial Orion sem tripulação será lançada no topo do foguete do Sistema de Lançamento Espacial para alcançar a Lua e viajar milhares de quilômetros além dela – mais longe do que qualquer espaçonave destinada a transportar humanos já viajou. Espera-se que esta missão dure algumas semanas e termine com Orion caindo no Oceano Pacífico.
Artemis I será o campo de provas final para Orion antes que a espaçonave leve astronautas à Lua, mil vezes mais longe da Terra do que onde a Estação Espacial Internacional (ISS) está localizada.
Após o voo sem tripulação do Artemis I, o Artemis II será um sobrevoo tripulado da Lua, e o Artemis III retornará os astronautas à superfície lunar. A linha do tempo para os lançamentos de missões subsequentes depende dos resultados da missão Artemis I.
Fonte: CNN Brasil