O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, durante o mês de dezembro, um mutirão de cirurgias de vesícula e hérnia com o objetivo de reduzir a fila de espera, em decorrência das suspensões das cirurgias eletivas devido à pandemia do novo coronavírus e também para proporcionar aos residentes uma boa formação, sendo a prática fundamental para isso.
A primeira fase do mutirão iniciou-se no dia 3 e se estendeu até o dia 5, e a segunda fase iniciou-se na quinta-feira, 10/12, e encerrou-se no sábado, 12/12. Com uma média de 16 pacientes por dia, foram ao todo 96 pacientes operados. Eles já faziam parte da fila de espera para as suas respectivas cirurgias, mas, por conta da atuação do HU-UFMA nas atividades de enfrentamento à covid-19, como medida de segurança, priorizaram-se na ocasião as atividades específicas, suspendendo as cirurgias eletivas.
Tal ação trouxe impacto também nas atividades práticas para o desenvolvimento técnico dos residentes, como destaca o cirurgião-geral e chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica do HU-UFMA, Artur Serra Neto: “Esse mutirão traz uma importância duplicada, uma vez que, além da necessidade de diminuir a fila, que atrasou durante a pandemia, entendemos que é um momento fundamental para a formação dos nossos residentes. As participações deles nas cirurgias são necessárias para o desempenho da prática profissional com qualidade e segurança. Por isso tem sido uma grande oportunidade para todos”.
As cirurgias foram realizadas na Unidade Presidente Dutra e contou com o empenho de toda a equipe envolvida.
Sobre a Ebserh
Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra, atualmente, quarenta hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas cinquenta unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Fonte: Portal Ufma.