Dados do Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil, produzido pelo consórcio de veículos de comunicação, formado pelo portal G1, jornais O Globo, Extra, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e site UOL, apontam que até essa terça-feira (1º) o Maranhão era o estado que menos havia aplicado a segunda dose do imunizante dentre as nove unidades da federação da região Nordeste. De acordo com o levantamento, apenas 7,48% da população maranhense completaram a vacinação até o momento. No ranking nacional, o Maranhão é o antepenúltimo colocado em número de pessoas que tomaram a segunda dose.
Dentre os estados nordestinos, o que tem o maior percentual de pessoas com a imunização contra a Covid-19 concluída é o Ceará, com 10,75% da população já vacinada com as duas doses, seguido da Paraíba, com 10,75%; Rio Grande do Norte, com 10,29%, e Bahia, com 10,24%. Na sequência vêm Pernambuco (9.65%), Piauí (8,68%), Sergipe (8,34%) e Alagoas (8,33%).
Ranking nacional
Na comparação das 27 UFs, o Maranhão amarga a antepenúltima posição em proporção de pessoas que já tomaram a segunda dose. Em situação pior, estão apenas os estados de Rondônia, com 7,25%; e o lanterna Acre, onde apenas 6,11% da população já tomou as duas duas doses da vacina contra o novo coronavírus.
Os dados comprovam que, apesar da propaganda maciça do governo estadual e das frequentes aparições do governador Flávio Dino (PCdoB) na mídia, quase sempre para exaltar o andamento da campanha de imunização no estado, a vacinação contra a Covid-19 no Maranhão transcorre em ritmo mais lento em relação a quase todo o resto do país.
Eis a verdade!
Por O Estado