Nesta sexta-feira, o governador em exercício, Felipe Camarão, acolheu a comitiva chinesa no Palácio dos Leões. A visita tem o objetivo de discutir a produção de alimentos saudáveis através da agricultura familiar maranhense. Durante os dias de hoje e amanhã, a comitiva chinesa e representantes do Governo do Maranhão realizarão reuniões institucionais e visitas técnicas para analisar o maquinário chinês utilizado por agricultores familiares.
Este intercâmbio faz parte de um memorando de entendimento firmado em 2022, que visa estimular a cooperação entre instituições chinesas e brasileiras para enfrentar a baixa mecanização na agricultura familiar. O projeto inicial inclui assentamentos no Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, que receberam máquinas de pequeno porte para a colheita de arroz.
Felipe Camarão destacou a importância da visita técnica ao assentamento em Itapecuru Mirim, prevista para amanhã. “Amanhã estaremos no assentamento em Itapecuru Mirim acompanhando a visita técnica para que a comitiva chinesa possa conversar com os agricultores familiares e saber como foi o comportamento dessas máquinas com a colheita. Esperamos que dê certo o uso dessa tecnologia aqui no Maranhão”, afirmou o governador em exercício.
Ele também lembrou que o governador Carlos Brandão, ainda como vice-governador, acompanhou outras visitas técnicas resultantes da colaboração Brasil-China. “O nosso maior interesse é, em parceria com o MST e movimentos sociais, implantar uma fábrica dessas máquinas aqui no estado. O Nordeste tem um potencial maravilhoso para utilizar essas máquinas e para produzir para outros estados brasileiros”, ressaltou Camarão.
Elias Araújo, coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no Maranhão, salientou a importância da cooperação Brasil-China para os trabalhadores rurais. “O Maranhão, juntamente com o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, faz parte de uma parceria com o Consórcio Nordeste e com a Universidade Agrária da China em que estão sendo testadas máquinas pela agricultura familiar aqui no Nordeste. O Maranhão tem duas máquinas sendo testadas e com muita satisfação recebemos a comitiva da China para avaliar os primeiros resultados no estado”, disse Araújo.
Bira do Pindaré, secretário de Estado da Agricultura Familiar, destacou a relevância dessa troca de informações e dos testes do maquinário chinês. “Queremos trazer fábricas para cá, queremos que o Maranhão tenha uma fábrica de colheitadeira de arroz para garantir o atendimento não só da demanda do estado, mas de todo o país. É uma agenda muito construtiva e que o governador Carlos Brandão nos deu todo o respaldo, juntamente com o secretário de Governo, Sebastião Madeira, para conduzirmos as tratativas e garantirmos que esses investimentos venham para o estado”, explicou Pindaré.
A comitiva internacional chinesa é composta por representantes da Universidade Agrícola da China, da Associação Internacional para Cooperação Popular (IAPC), do Projeto de Testagem de Máquinas Chinesas e da empresa Lovol, fabricante chinesa de máquinas agrícolas. Recebidos no Palácio dos Leões, participaram de uma reunião com o governador em exercício e o secretariado estadual, uma visita guiada ao museu do Palácio e um jantar na residência oficial. Neste sábado, o grupo visitará o assentamento Cristina Alves no município de Itapecuru Mirim.