Em alusão ao Dia Mundial Contra a Raiva, celebrado no dia 28 de setembro, o programa “Maranhão no Campo”, transmitido pela TV Assembleia no último sábado (5), trouxe uma importante discussão sobre a raiva, uma doença letal com taxa de mortalidade superior a 90%. A entrevistada, Keylla Cardoso, fiscal agropecuária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), destacou a importância da vacinação de animais domésticos e do campo como principal forma de prevenção.
Durante a entrevista, Keylla Cardoso ressaltou a gravidade da doença, que é causada por um vírus e classificada como uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos. “É importante alertarmos a população sobre essa doença que afeta principalmente cães e gatos, mas também animais silvestres, bovinos, equinos e até seres humanos. A prevenção, através da vacinação, é o melhor remédio”, afirmou a especialista.
Além dos animais domésticos, como cães e gatos, a raiva também circula entre animais silvestres e do campo, como bovinos e equinos. Entre os sintomas apresentados em humanos, Keylla destacou que o vírus atinge o sistema nervoso central, provocando hidrofobia, espasmos na garganta e outras complicações graves. Em animais, as mudanças de comportamento e dificuldades motoras são sinais que devem ser observados com atenção.
A vacinação continua sendo a principal ferramenta de combate à raiva. No caso dos animais domésticos, a imunização é promovida anualmente pelas prefeituras, enquanto nos animais do campo a vacinação só é obrigatória em áreas onde a doença se torna endêmica.
Se houver suspeita de exposição ao vírus, a recomendação é lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente um posto de saúde. A especialista explicou que, apesar de não haver uma vacina preventiva disponível para a população geral, profissionais de saúde que lidam com animais recebem um esquema vacinal preventivo. Já em casos de pessoas expostas ao vírus, o tratamento inclui a administração de soro antirrábico.
O programa “Maranhão no Campo” vai ao ar todos os sábados, às 8h, pela TV Assembleia, com reprises aos domingos no mesmo horário.