Neste sábado (12), o programa Maranhão no Campo apresentou uma entrevista com o jornalista e ecologista Moisés Matias, que compartilhou com o apresentador Mário Porto sua experiência à frente do Sítio Panakuí, um espaço de práticas ecológicas localizado na zona rural de São Luís. O programa enfatizou a importância do retorno ao “pensamento verde” e a convivência harmônica com a natureza, conceitos que norteiam o projeto de Matias.
Durante a entrevista, Moisés Matias destacou o momento crítico que a humanidade enfrenta, referindo-se à atual crise ambiental. Para ele, é fundamental resgatar uma mentalidade ecológica: “Nesse momento de crise, a maior que a humanidade já atravessou nos últimos milênios, temos que pensar de forma rápida e eficiente, voltando para o que um dia já fomos: ecológicos por essência, mas que, no processo, nos transformamos em pessoas que não pensamos verde, muito pelo contrário”, refletiu o jornalista.
Há 25 anos, Matias iniciou o projeto do Sítio Panakuí com o intuito de promover uma vivência mais próxima da natureza e incentivar a ecologia profunda. O sítio oferece um ambiente para práticas ecológicas práticas e objetivas, buscando atuar localmente para gerar mudanças positivas na comunidade. “Mudamos a realidade à medida em que atuamos no espaço ao nosso alcance, sob nossa responsabilidade e, a partir disso, influenciamos a comunidade, criando uma reação em cadeia”, afirmou.
Além de seu trabalho no Sítio Panakuí, Matias também compartilhou sua visão sobre a importância de valorizar os saberes tradicionais e a necessidade de rever os processos produtivos da sociedade. Ele acredita que a natureza possui um papel essencial na promoção da saúde e no enfrentamento de doenças, destacando o potencial de cura que ela oferece.
O programa Maranhão no Campo é exibido todos os sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2 na TV aberta; canal 309.2 na Sky; e canal 17 na Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário. A entrevista completa está disponível para quem deseja conhecer mais sobre as ideias e o trabalho de Moisés Matias no Sítio Panakuí.