Chuvas que atingiram a região elevaram o nível do rio que está nove metros acima do normal. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil monitoram os desabrigados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), 34 famílias estão desabrigadas devido a cheia do Rio Tocantins, em Imperatriz, cidade localizada a 629 km de São Luís. O nível do rio ultrapassou a marca dos nove metros acima do normal, devido as fortes chuvas registradas na região neste fim de semana.
Outras 14 famílias estão desalojadas e tiveram que ir para casa de parentes ou amigos. Segundo os Bombeiros, devido a lentidão para remoção das pessoas de suas casas, é possível que o número de desabrigados ou desalojados suba, já que muitas pessoas ainda não foram retiradas das suas casas.
Desde a segunda-feira (27), o Corpo de Bombeiros iniciou a retirada de ribeirinhos que moram próximos às margens do Rio Tocantins. A medida foi tomada devido a previsão do aumento significativo do rio nas próximas horas, ocasionado pela vazão na Usina Hidrelétrica de Estreito.
A Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE Estreito) está com uma vazão 11.500 metros cúbicos de água por segundo. Em nota, o consórcio que administra a usina, informou que está trabalhando com segurança na área e que o aumento da vazão está relacionado com as chuvas e não com a operação do empreendimento (veja a nota na íntegra mais abaixo).
De acordo com a Superintendência Municipal de Defesa Civil de Imperatriz, os desabrigados estão sendo levados para abrigos nos bairros Caema, Escola Tiradentes e Parque de Exposição.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria Municipal de Saúde (SES) informaram que tem prestado apoio às vítimas das enchentes.
Nota na íntegra do Consórcio Estreito Energia:
Fonte: G1MA