O MABE fez uma análise e esclareceu os motivos do município de Alcântara está avançado na vacinação contra Covid-19
Recentemente, diversos veículos de comunicação oficiais ou não, têm veiculado o avanço da vacinação quilombola de Alcântara, Maranhão, cuja imunização deverá nos próximos dias tornar Alcântara o primeiro município brasileiro (que não integra grupos de pesquisas científicas) a ter 100% sua população adulta toda vacinada contra a covid-19. Sobre esta situação, destacamos:
1. Alcântara abriga a maior população quilombola do país, com aproximadamente 200 comunidades quilombolas devidamente reconhecida pelo Estado brasileiro e organismos internacionais;
2. Reconhecemos os esforços dos poderes públicos estadual e municipal em administrar com a devida destreza a aplicação das doses destinadas pelo Plano Nacional de Imunização ao município de Alcântara.
3. Apesar disso, Prefeitura de Alcântara, a SES e a SEIR/MA até o momento não responderam nossos ofícios com várias reivindicações, entre elas, que fosse constituído um mecanismo legal com assento e participação das instituições representativas das comunidades para planejar, acompanhar e monitorar a aplicação do plano municipal de vacinação, conforme determina a legislação; Houve total desprezo!
4. Por outro lado, é necessário atribuir os resultados positivos em questão aos seus verdadeiros protagonistas: primeiro, à luta dos/as quilombolas de Alcântara pelo seu território, na sua inteireza e plenitude, que há longos anos vêm afirmando sua identidade, sua cultura e modo de vida como condição primeira de sua existência e resistência, sobretudo, para enfrentar às diversas tentativas de apagamento ou invisibilidade e etnocídio perpetradas pelo Estado brasileiro contra nosso povo; Segundo, é preciso registrar o papel fundamental da @conaquilombos CONAQ que precisou acionar o STF (ADPF 742/2020) para obrigar o Estado brasileiro a incluir comunidades quilombolas brasileiras no grupo de prioridade da vacinação. Sem isso, não teríamos sucesso!
5. Em outras palavras, os governos brasileiros cumprem decisão do STF. Não poderia ser outro o resultado, senão, o que se vê agora.
6. O sucesso da imunização em questão coroa nossa luta e afirma nossa identidade quilombola!