O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PR criticou hoje o presidente da República, Jair Bolsonaro – PL, por ter feito mais uma motociata no estado de São Paulo, citando o preço da gasolina e a inflação no Brasil. “A gasolina cara leva a inflação nas alturas”.
“Mas a prioridade para alguns é fazer motociata sem destino usando combustível caro e comprado com dinheiro público enquanto o povo sofre”, escreveu Lula, em seu perfil no Twitter. Bolsonaro e o petista são pré-candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano.
A motociata saiu da cidade de São Paulo pela manha. Parte da Rodovia dos Bandeirantes foi interditada para a passagem de centenas de motociclistas gerando pontos de lentidão na saída do feriado prolongado de Páscoa — por volta das 13h40, a via já estava completamente liberada.
O presidente também montou palanque na cidade de Americana, no interior de São Paulo, e fez um discurso inflamado para centenas de motociclistas, em ritmo de campanha, onde também atacou o PT. Durante o trajeto, Bolsonaro parou ao menos três vezes para fazer lives em suas redes sociais e tirar fotos com motociclistas apoiadores.
O preço médio da gasolina no país fechou a primeira quinzena de abril em R$ 7,498, o maior preço já registrado. Em comparação com março, quando a média nacional era de R$ 7,288, o valor subiu 2,88%, segundo levantamento da ValeCard.
Já o índice oficial da inflação no Brasil teve alta de 1,62% em março, de acordo com dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi a maior variação do IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo para o mês em 28 anos, desde 1994, antes da implementação do Plano Real. Esse salto sobe o preço de alimentos e outros itens essenciais.