Criada e patenteada há menos de 40 anos, a Air Fryer é uma das invenções tecnológicas mais interessantes dos últimos anos. A chegada do aparelho também é recente no Brasil.
A fritadeira Air Fryer chegou ao Brasil em 2011 e, desde então, tem feito bastante sucesso na cozinha das famílias brasileiras. A popularização se deu por causa da proposta do aparelho: fazer comidas sem o uso do óleo.
Como o óleo é visto como um dos maiores inimigos de quem quer ter uma vida saudável, o aparelho foi bem aceito em meio às pessoas que preferem cozinhar de forma que traga mais benefícios à saúde.
Mas, será que todas as comidas podem ser feitas na Air Fryer? É isso o que vamos descobrir com essa lista que mostra cinco ingredientes que não devem ser preparados com o auxílio do aparelho. Confira:
Pipoca
A pipoca é o primeiro item da lista, por ser muito popular. Também é muito comum ter vários vídeos na internet que mostram pessoas usando a fritadeira elétrica de ar para fazer pipoca.
É importante alertar que há vários motivos que mostram que esta não é uma boa prática. Isso porque os grãos de milho podem prejudicar no desempenho da Air Fryer.
Há a possibilidade de os grãos entupirem o cesto ou afetar o aparelho internamente. Além disso, os mesmos grãos podem queimar mais facilmente e até nem estourar. Ou seja, tentar fazer pipoca na Air Fryer pode colocar a fritadeira a perder.
Arroz
É certo que a maioria das pessoas prefere quando o arroz fica macio e bem soltinho, não é? Quem gosta do alimento dessa maneira não deve prepara-lo na Air Fryer, pois o resultado será o oposto.
A temperatura do equipamento é incapaz de atingir o necessário para o bom preparo do arroz. Portanto, é melhor procurar outra forma de fazer o arroz para o almoço ou jantar.
Torrada
Uma torradinha no lanche é uma boa pedida para quem segue uma dieta saudável. Porém, ela não pode e nem deve ser preparada na fritadeira elétrica. A Air Fryer não deixa o alimento crocante, mas sim seco e sem sabor.
Quem opta por esse lanche, estando de dieta ou não, pode recorrer à frigideira ou assadeira para prepará-lo da maneira correta.
Filé
Mas, qual filé? Aqui, falamos do filé de carne vermelha à milanesa. Um alimento específico que não combina em nada com a Air Fryer. O frango empanado é possível de cozinhar, mas o filé de carne vermelha pode soltar muito suco. Este suco dificulta o preparo da carne, deixando-a com a textura borrachuda.
Brócolis + hortaliças (alimento bônus na lista)
Um dos vegetais preferidos de quem opta por ter uma vida mais saudável é o brócolis. No entanto, este é um alimento que não fica bom se preparado na fritadeira elétrica de ar.
Quem tentou, relata que o vegetal muda a consistência, a textura, ficando mais elástico. O sabor também é afetado, pois o brócolis também fica mais amargo.
Como bônus, também alertamos para a preparação das hortaliças, alimentos folhosos, como couve e espinafre. O aparelho não é indicado para o preparo de folhas.
O motivo é simples: as folhas são leves e podem grudar no sistema de ventilação do aparelho. Portanto, pode prejudicar no desempenho da Air Fryer.
Fonte: Pronatec