Aconteceu na noite de sexta-feira (03), a oficialização do lançamento da pré-candidatura ao governo do estado de Josimar do Maranhãozinho – PL. O deputado anunciou por meio de um evento em sua residência na capital São Luís, e contou com uma excelente estrutura de palco, iluminação e sonorização, mas principalmente na preocupação de receber confortavelmente todos os convidados, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, com aferição de temperatura ao adentrar ao espaço, uso de álcool gel e a obrigatoriedade de uso de máscara.
Maranhãozinho mostrou todo o seu poder natural de líder, e segue independente de apoio do Palácio dos Leões, Assembleia Legislativa e Famem. Mesmo assim, pelo menos 56 prefeitos estiveram no evento, isso é praticamente 1/4 do total de prefeituras do estado, sem mencionar que em seu grupo ainda consta mais 58 candidatos que ficaram em segundo lugar na última eleição e atualmente tem grandes chances de serem eleitos em 2022.
Além do próprio Josimar, também estavam presentes da bancada federal, os deputados federais Marreca Filho (Patriotas), Pastor Gil e Júnior Lourenço (ambos do PL). Também estavam presentes os deputados estaduais Detinha, a anfitriã; Hélio Soares, Vinicius Louro, Leonardo Sá (ambos do PL) e o deputado considerado a surpresa da noite, que foi Fábio Braga (SD).
Outra coisa que chamou muito a atenção e desestabilizou outros grupos que estão na corrida eleitoral, foi o fato de prefeitos do PP, PDT e Republicanos, partidos que estão na base do senador Weverton Rocha, e do PCdoB, bem como do PSDB, que integram o grupo do vice-governador Carlos Brandão, estarem presentes.
Destacamos também a presença de Allan Kardeck, presidente do diretório municipal do Avante em São Luís. Kardeck tem uma grande influência política na região metropolitana, e é importante figura no apoio à candidatura de Maranhãozinho. Ele levou para o evento, uma comitiva de amigos da legenda e lideranças das mais variadas frentes de atuação social da capital.
Em seu discurso, Josimar enfatizou a perseguição que o governador Flávio Dino – PSB tem empregado com afinco aos seus aliados. E que as verbas para as prefeituras não vem do governo estadual, e sim da bancada do PL, e que fracassou na tentativa de usar máquina estatal para tentar seus aliados.
O saldo final superou as expectativas, dezenas de costuras foram realizadas independente dos diretórios estaduais das legendas no Maranhão, o que denota que os líderes políticos estão cada vez mais atentos na tentativa de evitar a velha política coronelista no interior do estado, o que deve gerar novos desdobramentos nas eleições.
O núcleo principal do PL está satisfeito com atuação de Maranhãozinho, e a previsão é que, com sua habilidade de aglutinar lideranças, mais prefeitos se filiem à sua legenda. A previsão é que seja feito um grande evento aberto ao público até o fim do mês.
Confira um trecho do discurso do pré-candidato Josimar: