O deputado estadual comunista Othelino Neto – PCdoB, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão – ALEMA, garantiu uma importante vitória nesta quarta-feira (7), no Supremo Tribunal Federal, que abre para ele uma nova candidatura, porém ele não teve muito tempo de comemorar, isso porque em menos de 24 horas a deputada mais votada nas eleições de outubro se apresentou como alternativa de fortalecimento na condição da mulher no parlamento maranhense.
Iracema Vale deve continuar a construir um grande legado na política estadual. Ela teve uma excepcional vitória nas urnas com o impressionante número de mais de 104 mil votos, e lança sua candidatura à presidência da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Ao ser indagada se a sua candidatura é uma imposição, Iracema nega. “Na política nada pode ser imposto, nem nosso cargo eletivo, que é uma decisão do povo, muito menos essa eleição colegiada. O consenso, a união pregada pelo senador Flávio Dino e o governador Carlos Brandão, tem que ser a tônica de todas as decisões políticas. Não cheguei na prefeitura de Urbano Santos sozinha, não fui eleita para a Assembleia sozinha e não seria agora que seria presidente de mim mesma. Quero representar meus pares nesta próxima legislatura e, com eles, fazer uma administração compartilhada”, refutou Iracema do Vale.
Ela também comentou sobre a importância da mulher no fomento da política em todas as instâncias. Com a posse do senador Flávio Dino – PSB no ministério de Lula – PT, duas mulheres maranhenses vão estar no Senado, outras 12 elegeram-se deputadas; e podemos juntas, alcançar ainda mais espaços – disse a deputada eleita.
APOIO DA MAIORIA DOS DEPUTADOS
Os parlamentares governistas estão seguindo a orientação do Palácio dos Leões em gerar unanimidade na escolha do novo chefe da casa legislativa estadual, para isso, está sendo organizada uma reunião, que deve contar com a presença de metade dos deputados para declarar apoio a ex-prefeita do município de Urbano Santos.
O peso do nome de Iracema Vale é tão grande, que ela conseguiu fazer com que o seu colega de legenda, o deputado Rafael Leitoa – PSB, que vem de uma família tradicional na política e uma grande carreira política no Maranhão, desistisse de concorrer à presidência da ALEMA e declarasse apoio a ela no dia 1º de fevereiro de 2023.
Também por meio de suas redes sociais, o deputado estadual Claudio Cunha, do PL, declarou apoio ao nome de Iracema “Eu vejo com muito agrado o nome da Deputada Estadual Iracema Vale para presidir a Assembleia Legislativa, é sempre bom ter mulheres em posição de lideranças. Tem o meu apoio”. Declarou o parlamentar.
O deputado estadual Florêncio Neto, do PSB, também declarou apoio a sua correligionária. “Comecei vereador, ela também. Sou do PSB, ela também. Sou de compromisso, ela também. Defendemos a mesma bandeira: Primeira Infância, buscaremos o consenso para fazer história, escolhendo a primeira mulher presidente da ALEMA. Estou com Iracema Vale.” Afirmou
Quem declinou também de concorrer à presidência foi o veterano deputado estadual Antônio Pereira – PSB, inclusive se reuniu com Iracema. “Estivemos hoje reunidos com várias personalidades que representam nosso grupo político no Maranhão, cujo líder maior é nosso governador Brandão. Ele não se fazia presente. Desta reunião nasceu um consenso em torno de uma candidatura para presidente da Mesa da Assembleia legislativa, respeitando compromissos feitos pela minha pessoa e outros colegas, que também se colocavam como pré-candidatos para esse cargo.” disse.
Outro importante apoio veio de outra mulher, a deputada estadual Abigail Cunha – PL; “Somos 12 mulheres deputadas eleitas no MA. Recebo com entusiasmo o nome da Dep. Iracema Vale p/ à presidência da ALEMA. Sou de grupo e se este for o nome de consenso, terá o meu apoio.” Externou a deputada que é esposa do experiente prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles.
A PREDILEÇÃO DE BRANDÃO EM IRACEMA
Integrante do mesmo partido do governador Carlos Brandão – PSB, Iracema Vale tem enorme deferência do chefe do Palácio dos Leões. E isso é importante, já que além de ter um gigantesco cuidado com a população maranhense, Brandão entende a avultosa participação das mulheres na política, e de que nosso estado tenha pela primeira vez uma figura feminina no comando da ALEMA.
Brandão desde que foi eleito vem articulando para que seja alcançado o consenso, e assim, evitar uma disputa ácida dentro da base de apoio do governo estadual, e Iracema é esse nome. Outros grupos políticos de deputados devem se debandar em prol do nome da deputada.
O comunista Othelino deve ter sentindo o recado “dicunforça”, ele que sempre disse ter o discurso de conciliação, agora não tem muita escolha…
…ou ele segue cartilha do governo ou ele vai contra tudo que pregou e tem a morte da sua carreira política decretada.
EM TEMPO: O senador Weverton Rocha – PDT, que disputou o governo do estado contra Brandão nas eleições desse ano, ao ser questionado sobre se interferiria nas eleições da ALEMA declarou que não vai intervir. “Na Alema a nossa bancada vai decidir” afirmou Weverton.
E ainda enfatizou que sua dedicação atualmente é total no processo de transição de governo e na articulação para a eleição da mesa diretora do Senado Federal. “Estou tratando assunto sobre a eleição da Mesa do Senado. Lá eu sou eleitor”, disse o senador.
A bancada do PDT que votará na eleição da Assembleia é formada pelos deputados Osmar Filho, Glalbert Cutrim, Drª Vivianne e Cláudia Coutinho. Até agora apenas Cláudia Coutinho se manifestou, a favor de Othelino Neto.
O que ficou óbvio é que Othelino vai amargar a sua traição à Weverton…
…mas vamos falar sobre isso em outra matéria.