O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Pleno São Luís, localizado no centro da capital maranhense, sediou um evento em alusão ao encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI), que iniciou no dia 21 e findou na última segunda-feira (28). A ocasião serviu para fomentar debates sobre formas de assegurar um ambiente verdadeiramente inclusivo para esse grupo nos Iemas.
A programação começou às 13h com a apresentação musical do aluno e tecladista Juan Silva Pereira, seguido pela declamação, em inglês, de uma poesia de Gonçalves Dias. Depois, iniciou-se uma mesa de conversa com a temática “Conectar e somar para construir a inclusão”, com a presença da diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz; o governador em exercício, Felipe Camarão; a secretária em exercício da Secretaria de Direitos Humanos, Amanda Costa; o secretário em exercício de Educação, Anderson Lindoso; além de professores, coordenador e aluno do instituto.
Na abertura do evento, a diretora-geral destacou alguns dos direitos de pessoas com deficiência (PCDs) que o Iema já assegura em suas dependências. “Hoje, as mães de pessoas com deficiência têm tranquilidade de saber que, quando os filhos forem à escola, serão assistidos por profissionais, terão rampas para garantir acessibilidade, intérpretes de Libras e outros equipamentos. Essas ações não estão somente na capital, mas em todas as 34 unidades do Iema”.
“Algo que eu posso afirmar com absoluta tranquilidade é que, no Iema, tem amor e educação por parte de todos e todas. É uma rede conhecida nacionalmente por ser inclusiva”, afirmou Felipe Camarão. Na oportunidade, o governador em exercício parabenizou o governador (licenciado) Carlos Brandão pelo investimento no instituto, e destacou a gestão de Cricielle Muniz enquanto diretora. “Nosso ensino é modelo”, pontuou Camarão.
Durante a mesa de conversa, o secretário em exercício da Educação explicou que a inclusão se dá respeitando as individualidades e necessidades de cada um. “Quando falamos em educação inclusiva, o que nos move é a ideia de que a educação é um direito humano, e que temos que trabalhá-la de forma universal. Para todos, indistintamente”, declarou Lindoso.
A programação seguiu com apresentações culturais, entre elas um coral de Libras de alunos intérpretes do Iema Pleno Centro, São Luís. O encerramento contou com o depoimento do aluno do Iema Pleno Itaqui-Bacanga, Otávio Rickelme da Cruz, que nasceu com malformação músculo-esquelético. O estudante, de 17 anos, contou sobre como leva o dia-a-dia no instituto. “Todo mundo me trata normalmente, alunos e professores. Eu converso, estudo, namoro. Tenho o sonho de ser bem-sucedido. Para mim, só há dois caminhos: seguir ou persistir. Desistir não é um deles”, compartilhou, sob aplausos.
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI) é uma campanha anual desenvolvida pela Federação Nacional das APAEs (Fenapaes) e acontece todos os anos, de 21 a 28 de agosto, desde 1963. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 para combater o preconceito e a discriminação e promover a inclusão de PCDs. O objetivo é jogar luz sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assim como promover consciência sobre o tema e inclusão.
Fonte: Governo do Maranhao