Agosto é o mês da primeira infância e para debater políticas públicas que garantam atenção integral às crianças maranhenses de até 6 anos de idade o Governo do Maranhão realizou o Encontro Estadual Primeira Infância no Suas e as Múltiplas Infâncias no Estado do Maranhão. O encontro faz parte da Campanha Estadual Mês da Primeira Infância 2023, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).
O evento aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, e reuniu prefeitos, secretários municipais de assistência social e agentes que atuam no programa Criança Feliz, de apoio à primeira infância de todos os municípios maranhenses.
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou a importância da intersetorialidade das políticas de garantias de direitos para crianças de até 6 anos. “Nós precisamos garantir uma política ampla e multidisciplinar que inclua ações na área do desenvolvimento social, de prevenção e enfrentamento às doenças, ações na área da educação, de esportes, de cultura e outros segmentos para uma proteção efetiva das nossas crianças. Um trabalho de parceria entre o Governo do Estado e os municípios como tem ocorrido na atual gestão estadual”, afirmou.
O secretário da Sedes, Paulo Casé, ressaltou a importância do evento. “O Maranhão tem tido protagonismo nas discussões sobre a primeira infância em Brasília e entre as propostas que levamos para o governo federal está a priorização de crianças indígenas e de povos tradicionais. Aqui no Maranhão nós já garantimos a continuidade do programa Criança Feliz para apoiar ainda mais as prefeituras, que são as responsáveis pela aplicação dessas políticas nos municípios. Portanto, esse encontro é um momento importante para a troca de experiências”, disse.
O evento foi aberto com a palestra Primeira Infância no Suas e as especificidades das múltiplas infâncias, realizada por Onélia Santana, secretária de Proteção Social do Estado do Ceará. Antes foi realizada uma acolhida com a Orquestra de Violões de Trilhas e Sons de Itapecuru-Mirim.
Encontro Estadual Primeira Infância
O Encontro Estadual Primeira Infância no Suas e as Múltiplas Infâncias no Estado do Maranhão marca o início das atividades do Mês da Primeira Infância, cujo objetivo é destacar a importância dos investimentos na primeira infância para o fortalecimento do desenvolvimento humano, por meio da oferta de atendimento integral e multiprofissional à criança e a sua família.
As ações da Campanha Estadual Mês da Primeira Infância 2023 ocorrem por meio do programa Criança Feliz que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, no período compreendido entre 0 a 6 anos, facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.
O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. As visitas são ofertadas pelos municípios.
Loorrany Menezes Coimbra, supervisora do Programa Criança Feliz do município de João Lisboa, informou que o encontro estadual é importante para a troca de experiências. “Em João Lisboa nós já atendemos as crianças prestando apoio e orientando as famílias, mapeamento quais os serviços públicos prioritários para cada uma, então, quanto mais conhecimento nós adquirirmos, mais eficientes ficarão as nossas ações”, comentou.
Naiana Souza dos Santos, supervisora do Programa Criança Feliz na cidade de Cedral, falou das ações já executadas no município e como o encontro estadual vai ajudar a fortalecer o trabalho. “Em Cedral nós já acompanhamos 200 crianças que estão na primeira infância, fazendo o atendimento direto nos seus domicílios. Este é um público que necessita de um olhar mais atencioso e ações integradas, então, o encontro de hoje vai fortalecer muito esse trabalho”, afirmou.
O Mês da Primeira Infância é realizado de maneira integrada com as coordenações estaduais do programa Criança Feliz e entidades parceiras da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (Snapi).
Fonte: Governo do Maranhão