O Governo do Estado segue buscando melhorias para fortalecer a educação do Maranhão. Nessa segunda-feira (3), o vice-governador e secretário de Estado da Educação do Maranhão, Felipe Camarão, e secretários de todos os estados, participaram em Brasília do Fórum Ensino Médio, Avaliação e de Audiência Pública EM/MEC. O Encontro teve como objetivo apresentar ao Ministério da Educação (MEC) a proposta do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) sobre o Ensino Médio.
“Estou em Brasília, reunido com o Consed e aqui ao lado do nosso presidente, Vitor de Angelo, que é secretário de Educação do Espírito Santo. Passamos horas debatendo uma proposta para apresentar ao MEC sobre o ensino médio. Com os nossos posicionamentos, estamos defendendo uma educação que contemple as necessidades dos estados, e que valorize estudantes, professores e todos que trabalham para que a educação seja cada vez mais um instrumento de transformação social”, destacou Felipe Camarão.
O presidente do Consed, Vitor de Angelo, enalteceu a participação do vice-governador e secretário Felipe Camarão no evento e ressaltou a importância das discussões para que seja implementada a nova proposta do Ensino Médio, em todos os estados.
“Como vocês sabem, existe uma consulta que o MEC lançou para se debruçar sobre o novo ensino médio. Felipe Camarão, que é vice-governador do Estado do Maranhão, mas no momento também exerce a função de secretário de Educação, tem um papel fundamental para levar a sua posição e a posição do Maranhão, contribuindo para que o Consed possa ter um protagonismo nesse processo”, enfatizou Vitor de Angelo.
Durante o Fórum, diversos temas foram debatidos, como a proposta do Consed para a continuidade da política do ensino, realizada por secretários líderes de Ensino Médio e Avaliação; debate e validação da proposta do Consed com secretários; apresentação e validação da proposta de parceria com o Sebrae Nacional, com secretários líderes de Ensino Médio e Avaliação; Audiência Pública do Ensino Médio e apresentação do posicionamento do Consed ao MEC.
A supervisora de Currículo Escolar da Seduc, Patrícia Fernandes, também esteve presente no Encontro, em Brasília, assim como o representante do setor de Avaliação da Secretaria, Pedro Alcântara. Para Patrícia, o encontro fortalece o debate para implementação de uma política educacional melhor para os estudantes.
“Estou acompanhando o secretário Felipe Camarão e também o professor Pedro de Alcântara na agenda do Consed, onde estamos debatendo essa construção coletiva que é o ensino médio. Dentro dessa política, estamos analisando as matrizes curriculares, os programas desenvolvidos em cada um dos estados, na perspectiva de garantir as adequações necessárias a esse currículo e a implementação de uma política melhor para os nossos estudantes a nível nacional”, proferiu.
Os representantes maranhenses também debateram sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a oferta de educação profissional, visando garantir a formação integral dos estudantes, seus direitos de aprendizagem e condições de equidade para participação nos exames nacionais.
Fonte: Governo do Maranhão