Nesta terça-feira (5) no Palácio dos Leões, o Governo do Maranhão, por incentivo da primeira-dama Larissa Brandão e parceria entre secretarias de Estado, promoveu um jantar com os guardadores de carros que trabalham diariamente no entorno da sede do governo estadual. A iniciativa faz parte do programa Guardador Cidadão, de autoria da primeira-dama maranhense, e já acumula 50 trabalhadores cadastrados na primeira etapa.
Lançado no dia 10 de novembro de 2023, o Guardador Cidadão visa construir uma rede de apoio aos guardadores e guardadoras de carros que atuam diariamente no entorno do Palácio dos Leões, Praça Dom Pedro II, Igreja da Sé e Praça Benedito Leite. A partir do programa, o Governo do Maranhão irá ofertar cursos de capacitação com foco na melhoria do serviço oferecido por eles na região.
Na primeira etapa, 50 guardadores receberam kits com itens para uso durante o trabalho, assegurando a padronização e a identificação dos trabalhadores. O próximo passo do programa, além das capacitações, ocorre em busca da oferta de espaços de integração e socialização, por meio da criação de um calendário festivo e educativo.
A primeira-dama Larissa Brandão reafirmou o seu compromisso com a classe trabalhadora na busca por mais qualidade de vida, de trabalho e mais dignidade para os guardadores e familiares.
“Hoje foi uma noite para confraternizarmos e comemorarmos as nossas conquistas. Gostaria de dizer que em 2024 teremos muito mais, e que as portas do Palácio sempre estarão abertas para o diálogo e para recebermos todas as demandas que eles possam vir a ter. Quando criei o Guardador Cidadão, foi pensando e observando as dificuldades que eles têm e enfrentam todos os dias para garantirem o sustento às famílias”, enfatizou Larissa.
“É uma confraternização de Natal e Ano Novo, é como se fosse uma união de família, tem dado tudo certo”, disse o presidente do Sindicato dos Guardadores, Lavadores e Manobristas de Carros de São Luís, Francisco Ribamar.
David Vasconcelos, que é integrante do programa Guardador Cidadão, agradeceu pelo reconhecimento da função dos guardadores e pela assistência ofertada pelo estado. “Tudo ótimo, maravilhoso. Aqui, a gente teve uma janta maravilhosa. O nosso governador Brandão é um governador do povo”, afirmou.
O programa Guardador Cidadão tem sido desenvolvido de forma conjunta pelas secretarias de Estado de Governo (Segov); Desenvolvimento Social (Sedes); Saúde (SES); Cultura (Secma); Turismo (Setur); do Trabalho e Economia Solidária (Setres); Comunicação Social (Secom); pela Escola de Governo do Maranhão (Egma); e pelo Cerimonial do Governo.
Fonte: Governo do Maranhão