O vereador João Batista Matos (Podemos) lamentavelmente, aos 46 anos, perdeu a batalha para a Covid-19 na manhã desta quarta-feira (31). Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva no Hospital São Domingos, como este blog já havia noticiado, e teve uma piora em seu quadro clínico, vindo a óbito por complicações.
Batista Matos, como era conhecido, era casado e atuava como, vereador, jornalista e redator, pois era formado em Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e atuou nos jornais O Estado do Maranhão, O Imparcial e nas rádios Mirante AM e FM Esperança. Construiu sua trajetória política em movimentos comunitários e religiosos ligados a defesa da criança.
Como vereador, seu mandato era novo, pois conseguiu se eleger nas eleições de 2020, porém era muito conhecido na política, e seu envolvimento nos bastidores políticos não é de hoje. Ele também foi secretário de comunicação da Prefeitura de São Luís, no primeiro mandato do prefeito Edivaldo Holanda (PDT) e secretário adjunto de esporte, na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB). Batista também era vice-líder do atual Governo de Eduardo Braide na Câmara de Vereadores, e vai deixar uma grande lacuna na Câmara de Vereadores de São Luis.
O presidente da Câmara Municipal de São Luis, Osmar Filho, lamentou a precoce perda do seu amigo vereador:
“É com imenso e profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do estimado amigo e vereador João Batista Matos, mais uma vítima dessa triste doença que assola a nossa sociedade. Batista Matos foi um guerreiro até seu último suspiro e, mesmo em pouco tempo, conseguiu deixar sua marca na Câmara Municipal de São Luís. Rogo a Deus que conforte sua esposa Liana, seus filhos Samuel e Daniel, e seus familiares e amigos neste momento de tamanha dor e sofrimento, com a certeza de que ele será sempre lembrado como um homem íntegro, honesto e querido por todos.”
Os vereadores Astro de Ogum e Gutemberg também lançaram nota de pesar, prestando homenagem ao vereador Batista Matos.
Em tempo: O coronavírus tem acometido a sociedade de uma forma cruel e inesperada! Nós, enquanto blog e portanto, veículos de imprensa, lamentamos profundamente por tantas perdas, pois em um mês perdemos três jornalistas, a exemplo do radialista Juarez Sousa, a jornalista e colunista social Rosenira Alves e a recente perda do jornalista e vereador João Batista Matos. Nossos sinceros sentimentos à toda família e amigos do vereador Batista.