No próximo dia 2 de maio, hospitais universitários da rede EBSERH em diversos estados brasileiros serão afetados pela greve convocada por sindicatos representantes dos trabalhadores da saúde. Com reivindicações que abrangem melhorias salariais, assistência técnica, fornecimento adequado de material de trabalho, revisão da jornada de trabalho, e a demanda por mais concursos e contratações de mão de obra, os grevistas almejam chamar a atenção para as condições de trabalho enfrentadas por profissionais da saúde em todo o país.
A mobilização, coordenada pelo SINDSERH e pela CONDSEF, conta com a adesão de sindicatos de diversos estados, incluindo Amazonas, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Santa Catarina, Ceará, Pará, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Paraná, Piauí, Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, e Bahia. A data de início da greve varia entre os sindicatos, mas a unidade e a determinação dos grevistas são evidentes em todo o território nacional.
A greve dos hospitais universitários da rede EBSERH representa um chamado urgente por condições de trabalho mais dignas para os profissionais da saúde, que estão na linha de frente do combate à pandemia e enfrentam desafios diários para garantir o atendimento à população. O impacto dessa mobilização certamente será sentido em todo o sistema de saúde brasileiro, exigindo atenção por parte das autoridades e da própria EBSERH para buscar soluções que atendam às demandas dos trabalhadores e melhorem a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
No último dia 18, a Ebserh apresentou um índice de 2,15% para as cláusulas econômicas do ACT 2024/2025. Outras reivindicações discutidas nas mesas de negociação foram rejeitadas pela empresa.
A Ebserh havia mencionado uma proposta de índice de 14,07%, mas a Sest ainda não havia respondido sobre esse valor. O aumento de 2,15% está sendo criticado como vergonhoso e considerado um “assédio econômico.
Vamos aguardar o desenvolvimento dessa greve ,que perde será a população que ultiliza os serviços prestados pelo H.U.
Segue abaixo o calendário:
DATAS DE INÍCIO DE GREVE DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DA REDE EBSERH*
*_BASES CNTS:_*
SINDSERH-AM: GREVE DIA 02/05
SINDSERH-AL: GREVE DIA 02/05
SINDSERH-MG – GREVE DIA 02/05
SINDSERH-PE – GREVE DIA 02/05
SINDSERH-PB (Cajazeiras/Campina Grande/João Pessoa) GREVE DIA 02/05
SINDSERH-RN – GREVE DIA 02/05
SINDSERH- DF– GREVE DIA 02/05
SINDSERH-MG – GREVE DIA 02/05
SINDSERH – MS (DOURADOS) / Campo Grande MS – GREVE DIA 02/05
*_BASES CONDSEF:_*
SC- GREVE DIA 02/05
CE – GREVE DIA 06/05
PA – GREVE DIA 06/05
GO – GREVE DIA 06/05
MT – GREVE DIA 06/05
SE – GREVE DIA 06/05
PR – GREVE DIA 06/05
PI – GREVE DIA 06/05
MA – GREVE 06/05
MG – GREVE 06/05
ES – GREVE 06/05
SÃO CARLOS – GREVE 06/05
FURG – GREVE 06/05
(Aguardando UFPel / UFSM)
BA – Indicativo de greve 06/05
RJ – Indicativo de greve 06/05
Bom dia! A Radiologia e os Trabalhadores da Ebserh necessitam de reajustes dignos, pois a defasem dos nossos salários e vencimentos não condiz com a realidade; a isonomia e salários justos para nossa categoria que trabalha com Radiação Ionizante estão fora da realidade. Nossa classe com o menor salário e miserável, fora que nossos direitos não são respeitados com a lei que nos rege como profissionais, etc, portanto o não reconhecimento de nossos direitos pelo governo federal se faz necessário lutar por reestruturação salarial digna, com isonomia, férias duas vezes por ano, 40% de insalubridade sobre salário base, e tudo aquilo que o trabalhador necessita para o bom desempenho de suas atividades…Greve já