Em um evento marcado pela celebração de seus 50 anos, a Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (Emem) lançou na última terça-feira, 9, um edital para a seleção de 123 novos alunos. As vagas são destinadas aos cursos de Instrumentos Musicais e Canto Lírico, abrangendo os níveis Básico, Intermediário e Técnico.
A cerimônia de lançamento aconteceu no Palácio dos Leões, em São Luís, e contou com a presença do governador em exercício, Felipe Camarão, que destacou a importância da iniciativa. “É um edital que garante oportunidades, palavra de ordem no governo Carlos Brandão. A gente está falando aqui de arte, de cultura, de educação, de novos profissionais que vão entrar para o mundo da música. A gente quer que essas pessoas possam manter essa tradição da Escola Lilah Lisboa, que já revelou muitos talentos para o Maranhão, para o Brasil e para o mundo”, ressaltou o governador.
Daniel Cavalcante, trompetista, professor e atual diretor da Emem, celebrou a abertura de vagas como um passo crucial para a formação de novos músicos profissionais. “É uma cobrança muito grande da sociedade por esse momento tão esperado, que é adentrar a Escola de Música, assim como eu entrei há muito tempo atrás, assim como vários outros professores da Escola de Música. É uma demanda que a gente precisa atender anualmente. Agora vamos poder lançar e atender a sociedade da melhor forma possível”, comemorou.
O secretário de Estado da Educação em exercício, Anderson Lindoso, enfatizou o impacto social e cultural da Emem. “Nós formamos técnicos em música, técnicos musicistas que estão aí, espalhando seu talento por todo o Maranhão. O nosso estado é muito cultural e tem a cultura muito forte, a música muito forte, e a Escola de Música faz parte dessa história”, afirmou.
Para o cantor Fernando de Carvalho, coordenador artístico da Emem, o edital é uma oportunidade valiosa para as novas gerações. “Nós teremos um processo seletivo para que a gente possa continuar beneficiando a sociedade, os artistas da nossa terra, com um ensino da música, um ensino público, um ensino gratuito. Isso é muito importante, porque nós realmente somos uma mola propulsora, uma formadora. A Escola de Música é formadora de uma quantidade incrível de grandes músicos”, destacou.
Detalhes do Edital
Nível Básico
Serão disponibilizadas 65 vagas para cursos de Instrumento Musical e Canto Lírico. Crianças de 11 a 12 anos poderão se inscrever para cursos de Percussão, Violão Clássico, Violão Popular, Violino e Violoncelo, enquanto candidatos a partir de 13 anos terão acesso a cursos em Bandolim, Cavaco, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Guitarra, Percussão, Trompa, Tuba, Violão Clássico, Viola, Violino e Violoncelo. Para o curso de Canto Lírico, haverá quatro vagas disponíveis para candidatos a partir de 15 anos.
Nível Intermediário
Serão oferecidas 42 vagas para candidatos a partir de 13 anos nos mesmos instrumentos mencionados para o Nível Básico, além de três vagas para Canto Lírico.
Nível Técnico
No Nível Técnico, haverá 15 vagas para diversos instrumentos e uma vaga para Canto Lírico, todas para candidatos a partir de 15 anos.
Processo Seletivo
Os testes serão divididos em duas etapas: uma prova teórica de Teoria e Percepção Musical e uma prova prática no instrumento ou em canto lírico. As inscrições serão realizadas exclusivamente online de 11 a 15 de julho, com os testes teóricos ocorrendo de 22 a 26 de agosto e os testes práticos nos dias 1, 2, 5 e 6 de agosto. O resultado final será divulgado em 9 de agosto, e as aulas começarão em 19 de agosto.
O edital completo e o quadro de vagas estão disponíveis no site da Seduc (educacao.ma.gov.br).