“A palavra que resume esse momento é gratidão”. O depoimento do empresário Celso Gonçalo, novo presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) – que vai suceder o atual Raimundo Coelho –, é apenas uma mostra da emoção, que a homenagem prestada pela Câmara Municipal de São Luís, conseguiu despertar na solenidade de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira, realizada na noite desta quinta-feira (22), em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, no ano de 2022, em diferentes áreas de atuação na capital maranhense.
Na ocasião, no evento que aconteceu no salão do Espaço Residencial, na Avenida Mário Andreazza, foram homenageados com a honraria: médicos, empresários, jornalistas, executivos, militares e líderes comunitários e religiosos.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Osmar Filho (PDT), que falou sobre a história da medalha e a escolha dos condecorados. “Esse é um reconhecimento da Casa aos que lutaram pelo desenvolvimento da nossa capital maranhense neste ano. Esperamos que essa honraria sirva como incentivo para que estejam sempre conosco e que o exemplo de vocês inspire toda a sociedade ludovicense”, frisou.
Como ocorre todos os anos, cada um dos 31 vereadores faz a indicação de três agraciados para receber a comenda e mais sete por indicação da Mesa Diretora da Casa. No total, 100 personalidades foram agraciadas com a honraria.
Em todas as entrevistas com os homenageados, o sentimento era de agradecimento ao Legislativo pela homenagem e pela valorização do trabalho de cada um. O deputado eleito Fernando Braide (PSC), homenageado pelo vereador Marcos Castro (PMN), revelou que não esperava ser lembrado, mas garantiu estar muito feliz. “É um momento muito importante pra mim, não esperava ser lembrado, mas agradeço ao vereador Marcos Castro pela homenagem”, disse.
A deputada eleita Iracema Vale (PSB), que também foi homenageada por indicação do vereador Zeca Medeiros (Patriotas), disse que reconhecer o trabalho daqueles que contribuem para o crescimento da capital e do estado, também é uma forma de valorizar tudo o que já foi conquistado. “Ficou feliz e honrada como parte integrante e esse reconhecimento me orgulha muito”, destacou.
A jornalista Cristiana França, que foi homenageada por indicação do vereador Aldir Júnior (PL), falou da felicidade pelo reconhecimento. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento. Percebemos que este ano colegas que atuam na comunicação foram mais valorizados para indicação das entregas de medalhas. Achei justo e merecido, pois a gente cobre todos os fatos e notícias, além da preocupação de levar a informação para a sociedade”, declarou.
História de amor
Uma das condecoradas da noite foi a odontóloga Erica Camila Ferraz Gonçalves, indicada para receber a honraria pelo vereador Andrey Monteiro (Republicanos). A homenageada foi bastante aplaudida pela bela história de amor e solidariedade da Casa de Apoio do Instituto Amor Incondicional, que começou a atuar no dia 22 de outubro de 2015, com o nascimento de Heitor Rafael Ferraz Gonçalves Brito.
Junto com Heitor Rafael, que nasceu com microcefalia, nascia também em sua mãe, Erica Gonçalves, um forte sentimento de compartilhar e distribuir acolhimento e ajuda a outras mães que tinham uma missão semelhante, serem guardiãs de anjos tão especiais que são capazes de despertar o maior e mais puro sentimento, o Amor Incondicional.
Durante anos, Érica encontrou muito apoio que tornou possível a realização desse sonho. Entre eles, Saulo Gonzalez Boucinhas, Maria Fernanda Oliveira, que arregaçaram as mangas, vestiram-se de amor incondicional e conectaram corações, tornando possível que, no dia 5 de novembro de 2019, o projeto se transformasse e passasse a ser um Instituto.
“Eu me sinto muito feliz em ter sido lembrada, não somente como uma mãe, mas como uma cidadã que contribui para ajudar outras mães como eu”, informou Érica.
Histórico
Em sua 26ª edição, a medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução nº 05/95 e acontece desde 2006. Ela é outorgada a pessoa física ou jurídica, brasileira ou estrangeira que, em decorrência da prestação de serviços notáveis, seja considerada merecedora de reconhecimento especial pelo Poder Legislativo de São Luís.
A honraria, que leva o nome do fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo dados históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.
(Secom)