Eleito terceiro secretário da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado Osmar Filho (PDT), quatro vezes vereador de São Luís, tendo presidido a Câmara Municipal por dois mandatos, foi o entrevistado do programa Ponto Continuando, da Rádio 92.3 FM, na noite de ontem.
O pedetista, na oportunidade, relatou algumas metas para o mandato e avaliou o cenário político, já tratando sobre o pleito municipal de 2024.
Municipalista convicto, Osmar foi o segundo deputado mais votado na Baixada Maranhense, importante região do Estado.
“Como vereador, trabalhei muito por São Luís. Agora, como deputado, estou a disposição de todos os 217 municípios. Sobre a Baixada, trata-se de uma região rica que, infelizmente, permanece empobrecida. Vamos trabalhar para mudar esta realidade. Para fazer com que a região produção mais e gere mais empregos e renda”, disse.
O parlamentar elogiou a forma como o governador Carlos Brandão (PSB) faz política, sempre indo em busca da união e consenso.
Osmar faz parte de um Bloco Parlamentar, formado por PDT, Republicanos, União Brasil, MDB e Patriotas, que prestará apoio ao socialista na Assembleia Legislativa.
“Tivemos candidato ao Governo ano passado, que foi o senador Weverton e respeitamos a vontade da maioria. Após a eleição, desarmamos o palanque para trabalhar e pensar somente no povo maranhense. E o governador Brandão também faz isso, busca a construção do diálogo e união. Trata-se de um grande líder político”.
Sobre a eleição para prefeito da capital, em 2024, Osmar Filho, que é presidente municipal do PDT, disse que conversará com todos os agentes do partido e, somente após este processo, será possível apontar qual caminho a sigla seguirá.
Uma das metas, segundo ele, é ampliar a bancada pedetista no Palácio Pedro Neiva de Santana – hoje possui três vereadores.
O deputado confirmou que seu grupo político em Cajari, cidade que foi gerida por sua mãe, Drª Maria Félix, falecida em 2021, não caminha mais com o prefeito Constâncio Souza.
De acordo com o deputado, o rompimento foi uma decisão do gestor, que era vice-prefeito.
Para 2024, o grupo político cajariense do qual Osmar faz parte apoiará a candidatura da advogada Bianca de Maria Félix, sua irmã, para o cargo de prefeita.
“Cajari está administrativamente e politicamente perdida. Na próxima eleição, mudaremos esta triste realidade elegendo a Bianca, que será a continuidade do projeto exitoso iniciado por minha mãe Maria Félix”.
Com relação a administração do prefeito Eduardo Braide (PSD), o deputado confirmou que, neste momento, o PDT não indicará um substituto para Pavão Filho na Secretaria Municipal do Orçamento Participativo.
Pavão assumirá a titularidade do mandato de vereador hoje.
Sobre permanecer, ou não, na base de apoio do governo Braide, Osmar Filho afirmou que o partido ainda irá deliberar sobre o assunto.
Abaixo, confira a entrevista na íntegra.
Por Glaucio Ericeira