A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará nesta quinta-feira (10) uma sessão extraordinária para a eleição do novo 1º vice-presidente da Casa. O pleito foi convocado após a renúncia do deputado Rodrigo Lago (PCdoB), que deixou o cargo no início de outubro para retomar sua atuação na advocacia.
O anúncio da eleição foi feito pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), durante o encerramento da sessão ordinária desta quarta-feira (9). Na ocasião, Iracema detalhou o processo de inscrição para os interessados em concorrer ao posto: “Comunicamos aos senhores deputados e senhoras deputadas que, em virtude da renúncia do senhor primeiro vice-presidente, deputado Rodrigo Lago, foi convocada nova eleição para o preenchimento deste cargo amanhã às 11h30 em sessão extraordinária. Informo que as inscrições serão realizadas no setor de protocolo até as 10h30 de amanhã”.
Renúncia de Rodrigo Lago
Rodrigo Lago, que havia sido eleito para o biênio da 1ª vice-presidência, inicialmente ficaria no cargo até 31 de janeiro de 2025. No entanto, em uma reunião realizada no dia 1º de outubro, ele comunicou sua decisão de renunciar diretamente à presidente Iracema Vale. A Mesa Diretora então formalizou a vacância do cargo, abrindo caminho para a convocação de uma nova eleição.
Após a renúncia, Rodrigo Lago anunciou seu retorno à advocacia, tendo oficializado sua volta na Seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA). Em suas redes sociais, ele celebrou o retorno à profissão: “Estou muito feliz em retornar ao exercício da minha profissão depois de muito tempo licenciado. Creio que desempenhei bem a missão como vice-presidente da Assembleia Legislativa, tendo inclusive ocupado por duas vezes interinamente a presidência da Casa”, escreveu.
A eleição para a 1ª vice-presidência é aguardada com expectativa, já que a posição é estratégica no funcionamento do Legislativo estadual, atuando como substituto direto da presidência em ausências e no suporte à condução dos trabalhos da Assembleia. Deputados da base governista e da oposição deverão definir seus candidatos ao longo da manhã, visando preencher a lacuna deixada pela saída de Lago.
O processo de escolha acontecerá em sessão extraordinária a partir das 11h30, com a participação de todos os parlamentares. O resultado será anunciado ainda na quinta-feira, após a apuração dos votos dos deputados estaduais.
A movimentação na Assembleia Legislativa do Maranhão promete influenciar a dinâmica política na Casa, à medida que um novo vice-presidente assume a responsabilidade de colaborar na condução dos trabalhos legislativos nos próximos meses.