O deputado Jota Pinto (Podemos), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, destacou durante a sessão plenária desta terça-feira (3) a importância de retomar o diálogo sobre a construção dos Diques da Baixada. O projeto, que foi inicialmente proposto em 2012, visa a construção de uma estrutura de 70,6 km em 11 municípios da região, com o objetivo de conter a água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa e retardar seu escoamento para o mar.
Na última sexta-feira (29), o parlamentar participou de uma reunião com o superintendente estadual da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codesvasf) no Maranhão, Clóvis Luís Paz, juntamente com o deputado Júlio Mendonça (PCdoB). Durante o encontro, foram discutidas estratégias para acelerar a execução do projeto.
Jota Pinto informou que nesta quarta-feira (4), às 15h, a Assembleia Legislativa do Maranhão receberá o superintendente da Codesvasf e o secretário estadual de Meio Ambiente, Pedro Chagas, para um debate aprofundado sobre os impactos ambientais do projeto. A reunião ocorrerá com a participação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, reforçando o compromisso com a execução da obra.
“O objetivo é unir forças com todos os segmentos envolvidos, inclusive com o apoio da bancada federal, para que esse projeto saia do papel e se torne realidade”, afirmou o deputado durante seu pronunciamento.
O projeto dos Diques da Baixada é considerado vital para a região, uma vez que permitirá o controle das inundações e a preservação dos recursos hídricos, beneficiando milhares de moradores e impulsionando o desenvolvimento local.