O prédio do Congresso Nacional fica iluminado na cor azul neste sábado (23) em apoio a campanha de conscientização sobre a insuficiência adrenal, a pedido da deputada Marina Santos (Republicanos-PI).
A doença é caracterizada pela deficiência na produção hormonal das glândulas adrenais. O objetivo é estimular a informação sobre a patologia e permitir o diagnóstico precoce.
A insuficiência adrenal pode ser provocada por doenças autoimunes ou infecciosas (como a tuberculose adrenal). Entre as causas secundárias, estão tumores e doenças associadas a alterações no hipotálamo ou na hipófise.
Sintomas clínicos
Os sintomas são variáveis e, por isso, o diagnóstico precoce é difícil; mas, normalmente estão associados à falta de glicocorticoide e de mineralocorticoide, que podem ser detectados em exames laboratoriais.
O paciente pode apresentar cansaço fácil, perda de peso, hipotensão, hipoglicemia, presença de valores plasmáticos baixos de sódio e avidez por alimentos salgados. E, com mais frequência nas mulheres, diminuição do interesse sexual e aumento de pelos no corpo.
Tratamento
O tratamento consiste na reposição dos hormônios de forma continuada e uso preventivo de corticoides nos pacientes expostos a situações de stress.
Fonte: Agência Câmara de Notícias