Nesta terça-feira (9), entre as 19 horas e as 21 horas, a fachada do Congresso Nacional será iluminada com projeções de frases e imagens em celebração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, marcado em 2 de abril.
A iniciativa, que busca sensibilizar sobre a realidade enfrentada por pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), foi solicitada pela deputada Iza Arruda (MDB-PE) e visa promover uma reflexão sobre a importância de valorizar as capacidades e respeitar os limites das pessoas com autismo.
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, com o objetivo de destacar a necessidade de compreensão e inclusão dessas pessoas na sociedade.
Além da projeção, nos dias 2 e 3 de abril, o Congresso Nacional já havia sido iluminado com a cor azul, símbolo mundial do autismo, como parte das ações realizadas globalmente em prol dos direitos das pessoas com autismo e da implementação de políticas efetivas de inclusão.
O transtorno do espectro autista é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento do indivíduo, impactando suas habilidades de comunicação e interação social. Apesar de crônico, o autismo conta com tratamentos que devem ser iniciados o mais cedo possível, envolvendo uma abordagem individualizada e uma equipe multidisciplinar, além de orientação aos pais e cuidadores.
As projeções e iluminação especial são formas de destacar a importância da conscientização sobre o autismo e de promover a inclusão e o respeito às diferenças.