Hoje à noite, das 19h às 21h, os edifícios da Câmara dos Deputados e do Senado receberão uma iluminação especial em celebração ao Dia Mundial da Água, que ocorre nesta sexta-feira, 22 de março. A iniciativa, solicitada pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA), consistirá na projeção de imagens alusivas ao tema, acompanhadas por mensagens como “Pela garantia do acesso universal à água”, “Pela garantia do direito à água na constituição” e “Água para todos é direito”.
O evento faz parte de uma série de ações realizadas em todo o mundo para sensibilizar a sociedade sobre os desafios enfrentados na preservação e no acesso consciente à água. Este ano, a campanha global, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, tem como tema “A Água nos Une, o Clima nos Move”.
Além da celebração, a iniciativa destaca a interconexão entre o clima e os recursos hídricos, conforme destacado por um recente estudo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) intitulado “Impacto da Mudança do Clima nos Recursos Hídricos do Brasil”. O estudo aponta para uma potencial queda de até 40% na disponibilidade de água em regiões hidrográficas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste até 2040.
Essa redução pode acarretar no aumento de trechos de rios intermitentes, especialmente na região Nordeste, o que, segundo o estudo, poderá afetar a geração hidrelétrica, a agricultura e o abastecimento de água em áreas urbanas dessas regiões.
A iluminação especial dos prédios do Congresso Nacional ressalta o compromisso das autoridades em destacar questões fundamentais relacionadas à água e ao clima, além de promover a conscientização sobre a importância desses recursos essenciais para o futuro sustentável do país e do planeta.