O resultado do Enem 2022 acabou de ser disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (8), que o resultado do Enem seria antecipado para a quinta (9). Nas redes sociais, diversos usuários relataram que conseguiram acessar as notas do exame ainda na noite da quarta (8), por volta das 23h30.
Para consultar as notas do Enem 2022, os estudantes precisam entrar na Página do Participante, utilizando o login do portal gov.br.
Esqueceu a senha do Enem? Saiba como recuperá-la
O Inep liberou as notas somente para os participantes que concluíram o ensino médio. Quem fez as provas na condição de treineiro verá o resultado posteriormente, quando o espelho da redação também for divulgado.
O que fazer com a nota do Enem?
Com as notas do Enem 2022 será possível participar dos programas do Ministério da Educação que oferecem vagas no ensino superior: Sistema de Seleção Unificada (SiSU); Programa Universidade para Todos (ProUni); e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Veja o cronograma:
SiSU 2023/1
O programa oferece vagas em instituições públicas. Veja abaixo as principais datas do SiSU 2023:
- Inscrições – 16 a 24 de fevereiro
- Resultado – 28 de fevereiro
- Matrículas: 2 a 8 de março
- Manifestação de interesse na lista de espera – 28 de fevereiro a 8 de março
ProUni 2023/1
O programa disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino particulares. Veja as principais datas do ProUni 2023/1:
- Inscrições – 28 de fevereiro a 3 de março
- 1ª chamada – 7 de março
- Comprovação de informações da 1ª chamada – 7 a 16 de março
- 2ª chamada – 21 de março
- Comprovação de informações da 2ª chamada – 21 a 30 de março
Fies 2023/1
O programa conta com financiamentos em universidades particulares. Abaixo as principais datas:
- Inscrições – 7 a 10 de março
- Resultado – 14 de março
Os estudantes também poderão usar as notas do Enem 2022 para participar de vestibulares. Muitas instituições públicas e particulares aceitam o Enem em substituição às provas de vestibular ou como parte da nota.
Uma outra opção é usar as notas do Enem para estudar em Portugal. Mais de 50 instituições portuguesas aceitam o Enem para ingresso de estudantes brasileiros. Os cursos não são gratuitos.
Reaplicação
A reaplicação do Enem 2022 foi realizada nos dias 10 e 11 de janeiro. Puderam participar estudantes que passaram por problemas de logística e que estiveram doentes na primeira aplicação. Pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) também fizeram provas nesses dias.
O formato das provas foi o mesmo da edição regular. Já o tema da redação da reaplicação do Enem 2022 foi “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil”.
Fonte: Brasil Escola