O Blog Ilha Rebelde recebeu novamente mais uma denúncia na área da saúde na gestão Fábio Gentil – Republicanos, e dessa vez no Hospital Municipal Infantil Dr. João Viana, localizado no Centro da cidade Caxias.
A mãe de uma criança que está internada no Hospital Infantil de Caxias filmou um rato gigante caminhando entre os leitos, colocando em risco pacientes, acompanhantes e funcionários, pois a urina do rato provoca uma doença grave chamada leptospirose. Se as pessoas circulam onde têm ratos, a mão pode entrar em contato com o solo, isso pode ser absorvido pela pele e a pessoa pode desenvolver essa doença grave. Pode contaminar material, alimentos, água. Para uma área hospitalar, isso é muito grave.
Onde tiver roedores, baratas, insetos, seja o que for, principalmente em contato com o lixo hospitalar, vai disseminar isso para o hospital. Se as pessoas têm contato com esse lixo, elas vão levar isso nas suas sandálias, sapatos para dentro do hospital. A disseminação acaba acontecendo muito mais rápida. Isso pode provocar muitos danos ao hospital, não só financeiro. O paciente vai passar muito mais tempo para se recuperar e pode levar à morte.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, hospital é um local que funciona como parte integrante de um sistema coordenado de saúde, que tem como objetivo dar assistência à comunidade, seja em caráter de prevenção ou até mesmo de cura.
E, carregando a responsabilidade de ser um dos hospitais públicos mais importantes da cidade e circunvizinhança, deveria fazer parte desse critério da OMS e oferecer serviços de saúde aos que chegam por lá necessitando de ajuda. Porém, a realidade é totalmente diferente, e atualmente, nem o básico está sendo cumprido por lá.
E é muito importante relembrar que Fábio Gentil e outros aliados do seu governo, foram alvos de uma operação da Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União no estado do Maranhão, deflagrada em outubro, intitulada de Operação Arconte, teve o intuito de desarticular um grupo criminoso investigado por desvios de verba da área da saúde, em Caxias, por meio de fraude em licitações.
Enquanto isso, os ratos se amontoam junto com os pacientes no hospital que está abandonado como todas as outras áreas geridas pelo executivo municipal…
Veja o vídeo da denúncia que mostra o rato circulando na sala do hospital: