Na última sexta-feira (15) e no sábado (16), uma comitiva formada pelos pré-candidatos à reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) visitou os Centros de Estudo Superior da UEMA de Caxias e Pedreiras, e foram recebidos calorosamente por estudantes, servidores e professores.
Os pré-candidatos Prof. Dr. José Arnodson Coelho de Sousa Campelo, atual diretor do Hospital Veterinário Universitário da UEMA e a Profª Drª. Ivone das Dores de Jesus, professora do departamento de Educação e Filosofia da UEMA, acompanhados do coordenador de campanha Prof. Dr. João Coelho, tiveram a oportunidade de dialogar com a comunidade acadêmica sobre as atividades desenvolvidas nos centros e as problemáticas vividas.
A chapa acredita que a UEMA só pode crescer com o trabalho colaborativo e em rede, pois é o que buscam implementar na instituição, objetivando sobretudo uma maior autonomia para tomadas de decisão e resolução de problemas, de maneira mais rápida e menos burocrática.
Pensando nisso, uma das principais propostas é transformar os Centros de Estudos Superiores de Caxias e Pedreiras em campi universitário, dando maior autonomia à comunidade acadêmica. Segundo o Prof. Dr. João Coelho, coordenador da campanha, “a descentralização da gestão é o ponto chave para a resolução de diversas questões que acometem a universidade e também uma das principais mudanças propostas pela chapa”.
“Esse é o primeiro passo de um projeto chamado “Pacto pela UEMA”, onde o objetivo é justamente ouvir a comunidade, ou seja, os estudantes, professores e funcionários. Até então dialogamos com professores e funcionários, e conversaremos com os estudantes para alinharmos os interesses acadêmicos e ouvir suas demandas, pois juntos podemos não só melhorar o cenário da educação no nosso estado, como podemos ajudar a sociedade, diminuindo a desigualdade social ampliando um dos pilares do ensino superior que é a extensão, para termos uma universidade mais perto da comunidade. Venho desempenhando um excelente trabalho no Hospital Universitário Veterinário da capital, e pretendo fazer muito mais pela no UEMA como um todo”, relatou o professor Dr. José Arnodson Campelo.