A Capelinha de São Benedito localizada na Praça da Faustina, no Centro Histórico de São Luís, no Maranhão foi uma das dez ações que foram contempladas com uma premiação no valor de R$ 20 mil na 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para comemorar a premiação, acontece neste sábado (18), a partir das 17h, uma roda de tambor de crioula que também é uma celebração à São Benedito padroeiro da capelinha com a presença de vários convidados.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Capelinha de São Benedito que é uma iniciativa da produtora cultural, Carla Belfort, conhecida como Carla Coreira tem como foco a salvaguarda das manifestações culturais maranhenses na Praça da Faustina.
Localizada na Praça da Faustina, a “Capelinha de São Benedito”, já foi uma área onde se depositava lixo e que ilustrava o abandono de um espaço do patrimônio tombado da região. Após a revitalização do local com a instalação da capela, o local tornou-se ponto de referência da cultura popular do Maranhão é fonte de difusão do Tambor de Crioula e de atividades que reúnem grupos artísticos locais, turistas, moradores e a comunidade para celebrar a tradição.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é de caráter nacional e promovido, anualmente, pelo Iphan desde 1987. É uma premiação que reconhece ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, levando em consideração a sua originalidade, criatividade, relevância e caráter exemplar. As atividades que integram a ação Capelinha de São Benedito foram idealizadas por Carla Belfort, conhecida popularmente como Carla Coreira, produtora cultural, devota e brincante da cultura popular, filha de mestra do Tambor de Crioula.
Entre as atividades desenvolvidas no âmbito dessa ação, destaca-se a oficina “Mulheres que dão no Couro”, reunindo sobretudo mulheres para dançar e tocar o tambor, evidenciando e reforçando a presença feminina no Tambor de Crioula. Além disso, Carla organiza rodas de Tambor, ministra oficinas, homenageia Mestres e Mestras e realiza apresentações com participação dos grupos locais. Até o momento, estima-se que mais de três mil pessoas já passaram pelas oficinas de Tambor de Crioula e Toque de Caixa do Divino.
Serviço
O quê: Capelinha de São Benedito comemora Prêmio Rodrigo Melo Franco
Quando: Sábado (18), a partir das 16h
Onde: Na Capelinha de São Benedito na Praça da Faustina, no Centro Histórico
OBS – A roda de tambor começa às 16h e a cobertura e entrevista para imprensa podem ser feita a partir das 17h30
Contato para entrevista: Carla Coreira- produtora cultural 98879-4219