O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), unidade gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e a Polícia Militar do Maranhão realizam, nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, uma grande campanha de doação de sangue. O objetivo é aumentar os estoques de sangue do Hemomar e ainda reforçar a importância da doação de sangue.
A coleta será realizada no quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Maranhão, situada no bairro Calhau, na capital. A expectativa é de que sejam atingidas mais de 300 doações de sangue.
De janeiro a julho deste ano, foram realizadas 27.765 doações, incluindo coletas internas, externas e por aférese, sendo 3.837 doações somente no mês de julho. Em média precisam ser feitas diariamente 250 doações para que o estoque de sangue do Hemomar saia da situação crítica.
Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue regularmente, quando o ideal seria pelo menos de 3% a 5% da população brasileira. Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
Os critérios para doação de sangue são ter idade entre 16 e 69 anos, se menor de 18 anos, precisa estar acompanhado de um responsável, pesar mais de 50 kg, não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas e estar em boas condições de saúde.