Cerca de 30 mil estudantes de todo o Maranhão contarão com um reforço especial no mês de julho em preparação para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é a proposta do Terceirão Não Tira Férias 2023, iniciativa estadual coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que vai ofertar aulões preparatórios e uma série de atividades lúdicas e gratuitas para alunos do 3º ano no Ensino Médio, entre os dias 3 e 31 de julho.
A aula inaugural do Terceirão Não Tira Férias 2023 foi realizada nesta quarta-feira, 28, no Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, localizado no bairro Cohab Anil, em São Luís. A aula de estreia do projeto contou com a participação do vice-governador do Maranhão e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e foi transmitida via YouTube.
“Nós queremos garantir aos estudantes de escolas públicas as oportunidades que os alunos das escolas privadas têm. Queremos garantir aulões, revisões, dicas e macetes para o vestibular e o Enem, sem custo aos estudantes”, frisou Felipe Camarão.
O foco do Terceirão Não Tira Férias 2023 é dar oportunidade para que estudantes aproveitem as férias reforçando o aprendizado, com foco prioritário na matriz curricular exigida no Enem 2023 e no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
A programação da aula inaugural incluiu atividade de acolhimento com apresentações culturais e esquetes teatrais, um primeiro momento de aula, intervalo para o lanche, um segundo momento de aula, e outras atividades recreativas, esportivas e lúdicas.
O projeto contará com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, de 7h às 12h30, e envolverá escolas das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). Somente na capital, São Luís, serão ofertadas aulas em 18 polos para quase dois mil alunos já inscritos, como detalha a diretora de ensino da Unidade Regional de Educação (URE) São Luís, Veridiana Pinheiro.
“Os alunos terão aulas com professores de 15 disciplinas, todas as disciplinas da matriz curricular do Enem e do vestibular da Uema. Cada polo vai receber cerca de 120 alunos”, explica Veridiana Pinheiro.
Ainda de acordo com a gestora, os alunos que não puderem participar no formato presencial, vão poder acompanhar as aulas e revisões na Internet, por meio da Plataforma Gonçalves Dias, canal virtual de educação disponibilizado pelo Governo do Estado.
“É uma política de grande valia porque nós estamos buscando preparar ainda mais os nossos alunos, fazendo esse reforço para que eles adentrem a universidade. É bom para os alunos que vão poder manter o ritmo dos estudos, vai dar mais motivação para que eles façam os certames”, pontua a diretora de ensino da URE São Luís.
Mais conteúdo, mais oportunidade
Durante a aula inaugural, estudantes como Natanael Marinho, 17 anos, aluno do 3 º ano do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, puderam conferir como será o ritmo das aulas do Terceirão Não Tira Férias. Caso seja aprovado em uma vestibular, Natanael será a segunda pessoa de sua família a ingressar na educação superior.
“O Terceirão Não Tira Férias é muito bom para gente. Com esse projeto o aluno vai poder pegar mais conteúdos, rever o que já foi passado em sala de aula e aprender coisas novas. Eu tinha uma condição financeira muito ruim, às vezes não tinha nem passagem para chegar à escola. Agora vou conseguir acompanhar”, disse o estudante.
Felipe Camarão ressaltou ainda o modelo do Terceirão Não Tira Férias 2023, que chega a sua 6ª edição mesclando aulas com atividades lúdicas, experiências que visam preparar o emocional de alunos que viveram tempos de profunda insegurança, durante a pandemia de Covid-19.
“Essa é a primeira edição do Terceirão Não Tira Férias totalmente livre da pandemia. Nós teremos atividades lúdicas, atividades culturais e esportivas. Teremos aulas em todas as regionais, em todos os 217 municípios. Queremos que os alunos tenham também outros momentos. Os alunos devem estar bem, preparados emocionalmente, fisicamente e espiritualmente”, destacou Camarão.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas do Enem nos dias 5 e 12 de novembro, nas 27 unidades da Federação. A edição de 2023 marca os 25 anos do exame desde a sua primeira aplicação, em 1998.
Fonte: Governo do Maranhão