A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) deu início a uma série de atividades em alusão à campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A programação, que se estenderá ao longo de outubro, conta com ações de solidariedade, palestras e campanhas educativas.
Sob o tema “Prevenir é a melhor forma de lutar”, as atividades são coordenadas pela Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO), o Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão (Gedema) e a Escola do Legislativo (Elema). A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), destacou a importância da campanha para a saúde pública. “A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de cura. Nossa Assembleia apoia todas as iniciativas que promovem o acesso aos exames preventivos e à informação”, ressaltou.
Uma das principais iniciativas deste ano é a campanha de arrecadação de lençóis brancos, que serão doados a pacientes em tratamento de câncer no Hospital Aldenora Bello e no Hospital de Câncer do Maranhão, em São Luís. A Assembleia instalou cinco pontos de coleta em locais estratégicos de suas instalações. As doações podem ser realizadas até o dia 31 de outubro.
Programação de Palestras
A partir do dia 10 de outubro, minipalestras serão oferecidas no Departamento de Saúde da Alema às segundas e quintas-feiras, com foco nos cuidados com a saúde física e mental. O ponto alto da programação será no “Dia D”, em 23 de outubro, quando será realizada a palestra “Outubro Rosa: Prevenir é a melhor forma de lutar”, conduzida pela mastologista Vanessa Pollyana Braz Mendonça Campos. Profissionais da saúde, como enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, também participarão.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres, com 73,6 mil novos casos estimados para 2024 no Brasil. Já o câncer de colo do útero, o terceiro mais incidente entre as mulheres brasileiras, deverá ter 17 mil novos casos anuais no período de 2023-2025. Esses números reforçam a necessidade de campanhas como o Outubro Rosa, que buscam informar e conscientizar a população sobre a prevenção e os cuidados necessários.
A Assembleia Legislativa espera que as ações contribuam para aumentar a conscientização e ajudar na prevenção de um dos problemas de saúde mais graves enfrentados pelas mulheres no Brasil.