O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) virou assunto do momento no Twitter nesta quinta-feira (14) por apresentar um projeto de lei que pede o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 por tempo indeterminado. A pauta é defendida por estudantes e entidades estudantis, que pressionam o Ministério da Educação.
“Acabei de dar entrada em um novo projeto de lei que adia por prazo indeterminado a realização do Enem deste ano, enquanto durar o estado de calamidade publica”, escreveu o parlamentar na rede social.
Diversos estudantes e professores comentaram sobre a notícia dizendo que jamais imaginariam que estariam ao lado de Frota. O parlamentar causou polêmica em 2016 ao visitar o MEC e apresentar propostas do “Escola Sem Partido” ao então chefe da pasta, Mendonça Filho, junto do grupo Revoltados On Line.
“Eu nunca vou perdoar o abraao por tornar o Alexandre frota a esperança dos estudantes brasileiros”, escreveu a educadora Débora Aladim.
“2020 tá tão bugado que tá fazendo a gente chegar ao ponto de ter que concordar com o Alexandre Frota…”, tuitou Jeska Machado.
Entidades estudantis como a UNE e a UBES, além de representantes de universidades, já defenderam o adiamento do exame por conta da pandemia do coronavírus. A Bancada do PT na Câmara chegou a acionar o MPF para suspender o exame e apresentou um Projeto de Decreto Legislativo na Câmara para suspender os editais – mas ainda não houve votação.
Com informações Revista Fórum