O médico paraense e professor da UFMA, Allan Quadros Garcês, é uma notável figura política da Direita no Maranhão. Seu ingresso na política data de 2011, quando mobilizou cerca de 500 pessoas para protestar contra as condições de saúde dos hospitais locais. Desta manifestação, chamou a atenção ao criar um “cemitério simbólico” na Praça dos Pescadores, protestando contra a saúde precária da cidade. Por tais ações, foi convidado a debater em uma audiência pública lotada.
Em 2012, mesmo recebendo o título de Cidadão Ludovicense, não obteve sucesso em sua candidatura a vereador, contudo, em 2014, liderou ações contra a corrupção e foi uma voz ativa no movimento pelo impeachment da ex-presidente Dilma. Sua postura provocou atritos com o governador, na época, Flávio Dino, resultando em sua demissão de alguns cargos. Esta fase reafirmou sua identidade política de Direita.
A aproximação de Garcês com o então Deputado Federal Jair Bolsonaro em 2015 abriu portas para sua atuação em Brasília. Consequentemente, tornou-se protagonista em diversos protestos e movimentos, como a manifestação do boneco “Pixuleco” e a fundação da UDM – UNIÃO DA DIREITA MARANHENSE.
Sua carreira seguiu em ascensão: foi reconhecido com medalhas, propôs inovações em cargos do Ministério da Saúde e, eventualmente, tornou-se Secretário de Saúde de Roraima. Atuou como Coordenador Geral de Gestão de Projetos da Saúde Digital, onde auxiliou a UFMA na implantação de projetos de Saúde Digital.
Após a nomeação de André Fufuca como ministro do Esporte, Allan Garcês assume o mandato de Deputado Federal. Reconhecido por sua defesa ferrenha ao ex-presidente Bolsonaro, Garcês detém uma impressionante trajetória como ortopedista, educador na UFMA, ex-secretário de Saúde e ex-Diretor do Ministério da Saúde. Em 2022, alcançou a primeira suplência com 18.114 votos pelo PP. Sua proximidade com o cenário político nacional foi consolidada quando colaborou na formulação do plano de governo de Bolsonaro em 2018. É chegada a hora do agora Deputado Federal Allan Garcês, que deve fazer um excelente trabalho!
Por Marcony Edson